O que é cadeia alimentar para 4º ano?

Perguntado por: dparaiso5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A cadeia alimentar é a sequência de organismos vivos em que um serve de alimento para outro. Várias cadeias interligadas formam teias. A cadeia alimentar refere-se às relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema.

Produtores – são todos os seres que fabricam os seus alimentos, através da fotossíntese, sendo plantas terrestres ou aquáticas.

Podemos definir uma cadeia alimentar como sendo uma sequência linear de organismos, em que um serve de alimento para o outro. Uma cadeia alimentar apresenta três ou quatro elos, e o primeiro componente da cadeia é sempre um organismo autotrófico, que, como já vimos anteriormente, chamamos de produtor.

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

A cadeia alimentar é uma maneira de expressar as relações alimentares entre os diversos organismos de um ecossistema, tendo início nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores. Ao longo da cadeia alimentar ocorre uma transferência de energia e de nutrientes.

Cadeia Alimentar se refere a interação dos seres vivos dentro dos biomas; Essa interação nada mais é do que trocar matéria por energia; Um conjunto de cadeia alimentar pode ser chamado de teia alimentar; Dentro da teia alimentar existe alguns níveis, sendo eles: níveis tróficos e animais autotróficos e heterotróficos.

Consumidores primários: Representados pelos herbívoros, alimentam-se dos seres produtores. Consumidores secundários: Representados pelos carnívoros, alimentam-se dos consumidores primários. Consumidores terciários: Representados pelos carnívoros de grande porte e predadores.

Cadeia alimentar é uma sequência linear que mostra as relações de alimentação entre os seres vivos. As cadeias alimentares são compostas por produtores, consumidores e decompositores. Produtores são organismos que produzem seu próprio alimento e ocupam o primeiro nível trófico em uma cadeia alimentar.

Os seres vivos dependem uns dos outros para obterem alimentos. As relações alimentares entre os seres produtores, consumidores e decompositores estabelecem uma cadeia alimentar. A energia do alimento passa de um ser a outro por meio da cadeia alimentar. Ao representar uma cadeia alimentar, utilizamos setas.

Cadeia alimentar é um modelo didático que tem como objetivo organizar e exemplificar o percurso de matéria orgânica dentro de um ecossistema. Também pode ser utilizada para mostrar o fluxo de energia, usando como componentes os organismos existentes que se relacionam dentro desse ecossistema.

Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.

Significado de Cadeia
Local usado como prisão ou para encarcerar bandidos; cárcere, xadrez. Tipo de algemas usadas para prender; grilhões, grilheta. [Figurado] O que prende, tira a liberdade, confina; servidão, cativeiro.

O conjunto de cadeias alimentares é chamado de teia alimentar. Portanto, a principal diferença entre cadeias e teias alimentares é a complexidade das relações alimentares. Enquanto na cadeia alimentar pode-se perceber o fluxo unidirecional, na teia alimentar as diversas cadeias se entrecruzam formando uma rede.

Em ecologia, uma cadeia alimentar é uma série de organismos que comem um ao outro para que aquela energia e nutrientes fluam de um para o outro. Por exemplo, se você comeu um hambúrguer no almoço, você talvez seja parte de uma cadeia alimentar que se parece com isso: capim → vaca → humano.