Qual é o nome da camada mais fina da Terra?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

A crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.

crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais superficial entre as que compõem a Terra. Ela também é a mais fina dessas camadas, representando uma estreita estrutura formada por rochas, solos e minerais e bastante suscetível aos fenômenos naturais.

crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada externa da Terra e subdivide-se em placas tectônicas. O manto é a camada intermediária e é formado por minerais como magnésio e silício. Quando resfriado, o magma dá origem às rochas magmáticas.

A Crosta é a camada superficial da Terra. É a camada mais fina da estrutura do planeta, possui uma espessura que varia em média entre 5 km em regiões mais profundas dos oceanos e 70 km nos continentes.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

A Terra é dividida em três camadas — crosta, manto e núcleo —, graças às transformações ocorridas ao longo de bilhões de ano. Essas camadas atuam de forma interdependente entre si, e mudanças em uma afetam as outras, o que demonstra que nosso planeta não é um bloco rochoso único e estático.

Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções: Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.

A segunda camada da Terra é o manto. Ele é a zona intermediária entre a crosta e o núcleo do planeta, cuja espessura é de até 2900 quilômetros de profundidade (com início a partir de 100 quilômetros da superfície).

Já a litosfera faz parte da divisão que categoriza o planeta em litosfera (crosta), astenosfera (manto superior), mesosfera (manto inferior e núcleo externo) e endosfera (núcleo interno).

No limite entre o manto e o núcleo externo, que fica a 2,9 mil km para baixo, a temperatura é de quase 2.700ºC. Então, na fronteira entre os núcleos externo e interno, a temperatura dobra, chegando a quase perto de 6.000ºC. “Essa é a parte que é tão quente quanto a superfície do Sol”, revelou Huang.

São eles: argila, areia, húmus e o calcário misturados. Conforme a quantidade dessas substâncias, o tipo de solo varia também. Há solos arenosos que possuem mais areia quando se compõem e também os solos argilosos, que ao contrário da areia, a argila possui grãos pequeninos e achatados.