O que é biomassa agrícola?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

É um tipo de biomassa que provém dos rejeitos da agricultura, por exemplo, plantações de arroz, soja, milho, cana-de-açúcar e outras culturas.

Podendo ser de origem animal e vegetal, a biomassa é uma fonte renovável que pode gerar energia com matérias orgânicas. Esse material pode ser obtido em resíduos da cana-de-açúcar, carvão, esterco, entre outras tantas possibilidades.

É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição. A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

Quais são os 7 principais tipos de biomassa?

  1. Casca de coco verde. ...
  2. Eucalipto. ...
  3. Pellets de madeira. ...
  4. Casca de arroz. ...
  5. Ouriço da sapucaia. ...
  6. Bagaço de cana. ...
  7. Biomassa orgânica.

Biomassa é uma fonte de energia renovável que utiliza meios orgânicos, como vegetais diversos, para a produção energética. O seu funcionamento está atrelado ao emprego de várias técnicas de produção energética, com destaque para a pirólise, a gaseificação, a combustão e a co-combustão.

Biomassa corresponde ao conjunto de resíduos de origem animal ou vegetal utilizado na produção de energia, oriunda de fontes como vegetais lenhosos, cultivo agrícola e resíduos urbanos e industriais. Dentre os produtos derivados da biomassa estão os biocombustíveis, os óleos vegetais e o biogás.

Biomassa é um recurso renovável proveniente de matéria orgânica – de origem vegetal ou animal – que tem por objetivo principal a produção de energia. No Brasil, as principais fontes de biomassa são a lenha, o carvão vegetal e, embora ainda em pequena escala, os pellets de madeira.

Principais vantagens da energia Biomassa:
Baixo custo. Fácil armazenamento. Alta eficiência energética. Emissão de menos gases poluentes.

Através da fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível ou calor. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando este processo são chamadas de biomassa.

Vantagens e desvantagens da biomassa de resíduos orgânicos
geração de poucos poluentes quando comparada à utilização de fontes não renováveis, exemplo, combustíveis fósseis; possui baixo custo para o reaproveitamento; possui alta capacidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos; apresenta menor risco ambiental.

Biomassa. Toda a matéria vegetal e orgânica existente, biomassa, pode ser utilizada na produção de energia. A lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia.

Assim, do ponto de vista energético, o conceito geral abordado pelo CENBIO é que biomassa seria todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizado para produção de energia.