Quantas biomassa existem no Brasil?

Perguntado por: evarela3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Existem atualmente 271 usinas à biomassa em operação no Brasil, o que representa 12,7 gigawatts em capacidade, segundo dados da CCEE. O potencial representa quase uma usina de Itaipu, que soma 14 gigawatts em potência instalada.

A energia gerada no Brasil a partir da biomassa desde o início do ano até novembro atingiu no total 11.250 MW de potência instalada através de 474 usinas.

A energia de biomassa no Brasil
Atualmente, segundo dados do governo, a biomassa é a terceira maior fonte da matriz energética brasileira, com sua participação rondando 9%.

No total, são 422 usinas termelétricas que utilizam o bagaço e a palha da cana-de-açúcar. A biomassa de cana-de-açúcar representa 72% de toda a capacidade instalada de bioeletricidade no Brasil – em São Paulo, esse percentual é de 90,5%.

No total, as usinas Bonfim, Cantá, Pau Rainha e Santa Luz terão capacidade total instalada de 40 megawatts, equivalente ao necessário para atender 148 mil residências. Durante a obra serão gerados 1.900 empregos diretos e indiretos e, após a conclusão, 200.

A UTE Bracell se constitui da maior usina termelétrica a biomassa do país e possui três unidades geradoras em sistema de cogeração. No País, a cogeração conta com 634 usinas com 19,57 GW de capacidade instalada, o que corresponde a 10,7% matriz elétrica brasileira (182,1 GW).

Os dados consolidados da CCEE, em julho, apontam São Paulo com a maior capacidade instalada, somando 5.333,3 MW. Em seguida aparecem Mato Grosso do Sul com 1.904,8 MW, Minas Gerais com1. 326,0 MW, Goiás com 1.084,5 MW e o Paraná com 726,3 MW de capacidade.

Brasil

Agenda - Brasil lidera ranking mundial de uso da biomassa na produção de energia - Rotas Estratégicas - SETOR ENERGIA - Observatórios - Fiep.

Com relação à biomassa, as principais regiões produtoras são: Ásia e Austrália, América Latina e Caribe, que também são as regiões com o maior potencial para aumentar o uso dessa fonte renovável. As regiões como Europa e Oriente Médio tem a menor disponibilidade de biomassa.

Na análise regional, o estado de São Paulo é o maior produtor de energia pela fonte, alcançando 1.391 MW médios no período, crescimento de 5%.

A biomassa é considerada a energia do futuro pois é um recurso que vem se mostrando altamente competitiva nesta mudança de matriz energética, por ser limpa, renovável, apresentar na natureza em grandes quantidades além de outras características.