O que é ESG e compliance?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Na prática, a abordagem do ESG tem como objetivo integrar as preocupações ambientais, sociais e de governança corporativa nas decisões de investimento e gestão empresarial. Já o compliance vem do inglês “to comply” que pode ser traduzido para o português como cumprir.

A sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. O objetivo de tal compromisso é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais.

ESG e compliance são áreas diretamente relacionadas.
Embora, em um primeiro momento, seja difícil realizar essa associação, esses dois conceitos se encontram em uma série de objetivos. Afinal, a conformidade corporativa não ocorre somente no âmbito da governança, mas também em questões sociais e ambientais.

Os 3 pilares para implementar as práticas ESG são: 1 Ambiental, 2 Social e 3 Governança.

O ESG se trata das especificações ambientais, sociais e de governança que são aplicadas ao negócio para padronizar suas atividades. O objetivo geral é minimizar os impactos ambientais e desenvolver empresas mais humanas, fazendo a diferença na sociedade.

Práticas ESG podem ser adotadas em três esferas: Ambiental, Social e Governança. Implementar essas práticas podem trazer diversos benefícios e atrair investidores. Atualmente, a maior preocupação da sociedade é com a preservação do meio ambiente.

Natura, Itaú, Ambev, Google, Grupo Boticário, Magazine Luiza, Bradesco, Unilever, Nestlé e Danone são as dez empresas mais responsáveis em ESG do Brasil.

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance que pode ser traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança. Portanto, é um conceito que aborda três pilares fundamentais para a sustentabilidade empresarial.

Grupo Boticário

Grupo Boticário
O Grupo Boticário também está entre os líderes brasileiros em ESG. Ele alinhou a sua agenda de ESG aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, assumindo nada menos de 16 compromissos com o futuro.

ESG aumenta a rentabilidade e diminui custos
Isso por conta da atração e fidelização de clientes, com produtos mais sustentáveis. Práticas ambientais, como diminuição de consumo de água e energia, por exemplo, também podem causar diminuição nos custos e aumento de aporte financeiro.