Qual a fruta mais rica em proteína do mundo?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

suco de goiaba

Provavelmente o suco mais popular da lista, o suco de goiaba possui cerca de 4 gramas de proteína para cada 100 gramas de fruta – uma quantidade considerada alta dentre as frutas ricas em proteínas.

Soja

Soja. A soja, apesar de não tão popular nos países ocidentais, é uma das fontes mais importantes de proteína vegetal do mundo. Em 100g desse alimento é possível encontrar mais de 30g de proteínas – quantidade similar ao encontrado em filés pequenos de carne de frango, por exemplo.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.

Assim como o pistache e a semente de abóbora, o amendoim é mais rico em proteína do que o ovo. A cada porção de amendoim, há aproximadamente 7 gramas de proteína vegetal. Apesar de não ser pouco calórico, ele é um alimento de grande valor nutricional.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Espinafre

Espinafre. O espinafre é uma das folhas verdes ricas em proteínas e em carboidratos que fazem par com o brócolis e com a couve na hora de elencar alimentos para substituir a carne.

Brócolis: 2,6 gramas
Os brócolis são os verdadeiros super-heróis do mundo dos alimentos: uma xícara desse vegetal (91 gramas) oferece 2,6 gramas de proteína, incluindo todos os aminoácidos essenciais. Além disso, ele oferece folatos, manganês, potássio e vitaminas C e K – com apenas 31 calorias.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Mingau de aveia com frutas
A aveia é um alimento proteico e rico em fibras que garante bastante energia para preservar os músculos durante o sono. Ao combinar a aveia com frutas, você ainda obtém vitaminas, minerais e antioxidantes que participam de reações metabólicas importantes para a síntese de fibras musculares.