Quanto eu preciso de proteína por dia?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para as pessoas que não praticam exercícios, a recomendação fica em torno de 1 g/kg/dia de proteína. Isso porque essa quantidade já é o suficiente para atender bem as necessidades de homens e mulheres adultas. Por exemplo: Uma pessoa sedentária deve consumir 1 g de proteína por quilo.

De qualquer forma, para que você saiba a quantidade de proteína que precisa por dia, basta calcular, por ser uma pessoa fisicamente ativa, 1,8 gramas por quilo de peso corporal.

Consumo indicado de proteína
Mas o consumo médio diário recomendado pelos principais órgãos oficiais de nutrição, como a Organização Mundial da Saúde, é de 0,8 gramas por kilograma de peso do corpo.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Basta pegar seu peso e multiplicar por um dos fatores, começando em 1,2. No nosso exemplo, se o José de 70 kg treina musculação pesada nas 3x que vai na semana, pode começar com 2,0 x 70 = 140 g de proteína por dia. Dá para saber o valor em caloria também, multiplicando o resultado por 4.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo. Ou seja, um indivíduo de 70kg deveria consumir: 3 ovos + 1 filé de 100g de frango + Uma dose de Whey Protein + 1 filé de 100g de carne bovina totalizando 100g (1,4g/kg/dia).

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico.

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

1,6 g

Para completar a lista, é preciso mencionar a importância das bananas. Em uma porção da fruta, uma pessoa obtém, em média, 1,6 g de proteína.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

É um cereal rico em fibras solúveis e proteínas, além de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais antioxidantes. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), em 100gramas de aveia tem: 394 calorias sendo: 66,6 gr de carboidratos; 13,9 gr de proteínas; 8,5 gr de gordura e 9,1 gr de fibras.

7 opções de fonte de proteína no café da manhã Smoothie verde, mingau de aveia, ovos, crepioca, tapioca, iogurte natural e tofu são os sete itens da nossa lista especial com os melhores alimentos para comer de manhã, se você quiser adicionar proteína ao seu café sem abrir mão do sabor e do prazer da refeição.

Leguminosas: feijão, lentilha, ervilhas, soja e derivados, como tofu; Castanhas e sementes: amêndoas, pistache, castanha-de-caju, nozes, avelãs, semente de abóbora, gergelim e chia; Grãos integrais: arroz, trigo, quinoa , arroz, milho, aveia.

As proteínas de origem animal contêm todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa, como:

  • Carne de boi.
  • Frango.
  • Peixe.
  • Leite.
  • Ovos.
  • Queijos.