Quais são os 5 níveis ecológicos?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

Todos nós sabemos quais são os principais níveis de organização tratados na ecologia: indivíduos, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Na passagem de um nível para outro emergem novas propriedades, que então caracterizam especificamente o nível superior. Indivíduo: é cada organismo de determinada espécie.

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

A biodiversidade pode ser dividida em três níveis: comunidade/ecossistemas, espécies e genes.

Em ordem crescente, podem ser chamadas de Organismo (indivíduo), População, Comunidades, Ecossistemas e Biosfera, sendo, alguns deles, melhores chamados de Organizações Ecológicas.

Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Organismo: é um indivíduo de uma determinada espécie.

Ecologia = Ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. Ecossistema = Local de interação entre seres vivos (fatores bióticos) e fatores físicos e químicos (fatores abióticos). Espécie = Organismos semelhantes capazes de reproduzir-se e produzir descendentes férteis.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

O primeiro nível de organização biológico considerado são os átomos.

Como já estudamos até aqui, a biologia organiza as estruturas em níveis para melhor compreensão e estudo dos seres vivos. O corpo humano faz parte dessa organização e podemos dizer que ele é classificado como um organismo.

Atualmente sabe-se que para a sobrevivência das espécies (inclusive a espécie humana) é fundamental a preservação dos três níveis de biodiversidade: a diversidade das espécies, a diversidade genética e a diversidade dos ecossistemas.