Quais são os animais que são répteis?

Perguntado por: nalbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.

Os répteis pertencem ao filo dos cordados e seus representantes mais conhecidos são lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, que formam a classe Reptilia.

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Elpistostegalia

Elpistostegalia ou Panderichthyida é uma ordem de peixes pré-históricos Sarcopterygii que viveram durante o período Devoniano Superior. Eles representam o estoque avançado de Tetrapodomorpha, os peixes mais intimamente relacionados aos tetrápodes do que os peixes Osteolepiformes.

No mundo são conhecidas mais de 11600 espécies de répteis. De acordo com Costa e colaboradores (2022), o Brasil ocupa atualmente o 3º lugar em riqueza de espécies desse grupo, contando com 848 espécies registradas em nosso território.

As tartarugas são répteis porque possuem uma série de características que as incluem neste grupo de animais e, ao mesmo tempo, as diferenciam dos anfíbios. As tartarugas são répteis por causa das seguintes características: Os répteis, ao contrário dos anfíbios, têm pele dura e escamosa.

crocodilo-de-água-salgada

O crocodilo-de-água-salgada é encontrado no norte da Austrália e nas ilhas do sudeste da Ásia. Esse é o maior réptil que vive atualmente na Terra e são eles que costumamos chamar de crocodilo gigante.

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Animais são todos os organismos multicelulares, eucariontes (ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear individualizada e diferentes tipos de organelas) e que têm nutrição heterotrófica (são incapazes de produzir o seu próprio alimento).

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água.

O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.

De forma geral, os répteis podem ser encontrados em boa parte da Terra, com exceção de locais muito frios, devido a característica de serem animais de sangue frio, influenciados pela temperatura ambiente.