O que é o que é anfíbios?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, ectotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.

Os anfíbios são os animais popularmente conhecidos como sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões, cobras-cegas e cecílias. Todos eles fazem parte da Classe Amphibia, a qual está dividida em três Ordens.

Anfíbios são animais vertebrados encontrados, geralmente, em ambientes úmidos. Algumas espécies têm fase larval aquática e fase adulto terrestre. Sapos, rãs e pererecas fazem parte dos anuros, o grupo mais conhecido de anfíbios.

Animais vertebrados que vivem na água e na terra
A depender de sua espécie, depois de certo tempo, os anfíbios conseguem viver no ambiente terrestre, porém não conseguem manter a temperatura do corpo e necessitam estar sempre em ambientes úmidos como lagoas, lagos e represas.

Podemos reconhecer três grupos diferentes de anfíbios: os Anura, os Urodela e os Gymnophiona. A seguir, listaremos algumas características que nos permitem diferenciá-los. Os anuros são o grupo de anfíbios mais bem-sucedidos e apresentam mais de 4 mil espécies.

As espécies de anfíbios conhecidos até o momento no Brasil compreendem 1188 espécies, sendo 1144 espécies de anuros (rãs, sapos e pererecas), seguidos de cecílias (39 espécies) e salamandras (5 espécies) (Segalla e colaboradores, 2021).

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água.

Os primeiros anfíbios surgiram na Terra por volta de 350 milhões de anos atrás, foram os primeiros animais com coluna vertebral a andar e alguns eram grandes como crocodilos, mas evoluíram nas três ordens que hoje conhecemos: Anura (rãs, sapos e perecas), Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona (cobras-cegas: ...

Como os anfíbios possuem glândulas venenosas somente na superfície da pele e se defendem passivamente, eles são considerados venenosos, não peçonhentos. As serpentes são peçonhentas, pois produzem o veneno em glândulas internas e o injetam na vítima.

Os anfíbios são seres vertebrados que fazem parte do reino animalia e classe amphibia. A maioria das espécies vive uma parte de sua vida na água e outra no solo. Por isso, recebe o nome anfíbio, que tem origem grega e significa amphi= ambos e bio= vida, ou seja, ambas as vidas ou ambos os meios.

Seus representantes são os sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias, que fazem parte da classe Amphibia, dividida em três ordens: Anura, Caudata e Gymnophiona ou Apoda.