Quando um recurso renovável deixa de ser renovável?

Perguntado por: vrebelo6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quando a exploração, ou consumo, de um recurso natural renovável é feita em um ritmo superior à sua capacidade natural de recuperação, ou seja, acima da capacidade de ter seus estoques naturalmente renovados ou repostos na natureza, esse recurso adquire a condição de exaurível ou esgotável.

Com a degradação ambiental existente, a natureza deixa de se tornar um recurso natural renovável, pois seus recursos são consumidos de forma muito mais acelerada do que a capacidade de renovação destes. A capacidade de um recurso natural se renovar após algum impacto se chama resiliência.

Além do menor impacto ambiental, esse cenário é altamente favorável quando pensamos na escassez dos recursos não renováveis, como o carvão e o petróleo, que podem se esgotar no futuro, ao contrário das fontes renováveis, que podem ser inesgotáveis, como a energia solar e eólica.

De forma resumida, recursos renováveis são aqueles elementos presentes na natureza que podem ser consumidos ou utilizados e que não acabam, sendo possível se recompor dentro de um determinado período. Os principais exemplos de recursos naturais renováveis são a energia solar e eólica.

Os seres humanos estão esgotando esses recursos naturais do planeta, e os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, caso medidas imediatas não sejam tomadas. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alerta que a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit.

A diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é que as fontes renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Os estoques destes materiais, no entanto, apesar de parecerem abundantes e infinitos, são escassos e, se usados de forma excessiva e desmedida, irão se esgotar. Pesquisadores alertam que o esgotamento destas fontes pode levar a uma extinção em massa, na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir.

O esgotamento de recursos é o consumo de um recurso mais rápido do que pode ser reabastecido. Os recursos naturais são tipicamente divididos entre recursos renováveis e recursos não renováveis (ver também classificação de recursos minerais).

Água, luz solar, ventos e biomassa são alguns exemplos de fontes renováveis, sendo menos poluentes e boas alternativas aos combustíveis fósseis.

A melhor maneira de preservar esses recursos é começar um processo de substituição, que vem ocorrendo a passos lentos durantes as últimas décadas. Hoje em dia, o uso de carvão (precursor da Revolução Industrial) perdeu espaço para o petróleo e o gás natural, que são os dois principais recursos utilizados atualmente.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural.

São exemplos de fontes não renováveis de energia:

  • petróleo;
  • gás natural;
  • carvão mineral;
  • urânio;
  • plutônio.

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

Areia, gás hélio e outros 4 recursos que talvez você não saiba que estão acabando

  • Espaço em órbita. Desde 2019, há cerca de 500 mil objetos em órbita ao redor da Terra. ...
  • Areia. Estamos usando areia mais rápido do que a natureza pode renovar. ...
  • Gás hélio. ...
  • Bananas. ...
  • Terra agricultável. ...
  • Fósforo.