Por que existem diferentes tipos de solo?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

A composição do solo é variável de um tipo de solo para outro, pois os elementos químicos presentes na sua composição variam por meio de fatores como: umidade, Sol, vento, organismos vivos, clima e até a presença de biodiversidade.

Cada rocha possui um tipo de mineral específico e um tipo de granulometria, isso forma os diferentes tipos de solo, outro fator é a matéria orgânica que estão presentes em alguns solos e em outros não, quanto mais árvores e animais mais matéria orgânica.

O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo. Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

Os tipos de solo diferenciam-se em função de sua composição, podendo ser classificados como: calcário, arenoso, humoso e argiloso. A composição do solo vai diferir de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente em sua formação. Essas características vão estar presentes também na cor do solo.

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.

Com relação à cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:

  • avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro.
  • escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos.
  • claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.

O solo fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa.

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

Amazônia

Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.

O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Os solos normalmente apresentam um gradiente de tons mais escuros na superfície para subsuperfície, isto é devido a maior aporte e presença de matéria orgânica na superfície do solo. O aumento dos teores de matéria orgânica tende a escurecer solo, reduzindo os valores de matizes e elevando os valores do croma.