Qual a função da areia no solo?

Perguntado por: ocosta7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A areia areia úmida na praia serve até como pista de corrida graças a essa coesão temporária. Mas os solos arenosos possuem grande permeabilidade, ou seja, a água circula com grande facilidade no meio deles e secam rapidamente caso a água não seja reposta, como acontece nas praias.

As areias (e também os cascalhos) são quimicamente inertes e compõem o esqueleto mineral do solo. As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.

Terras onde predominam os solos arenosos são responsáveis, hoje, por uma parte significativa da produção de soja, milho, algodão, melão, manga e madeira para celulose, entre outros produtos.

O Solo Arenoso, chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).

solo arenoso

O solo arenoso tem como seu principal componente a areia, que chega a ser entre 60% e 70% da composição, o restante da terra é formada por argila e uma parte menor de pedras.

As areias são rochas permeáveis, propriedade que se revela nos terrenos arenosos e espessos onde a água se infiltra rapidamente. As areias são insolúveis na água. As areias siliciosas apresentam grande dureza.

O que é um solo arenoso? Solo arenoso, também chamado de solo de textura leve, é caracterizado pelo alto teor de areia (superior a 70%) e menor teor de argila (inferior a 70%) em sua composição. É um tipo de solo normalmente granuloso, pobre em nutrientes e com baixo teor de matéria orgânica.

Esse tipo de solo é constituído principalmente por grãos de areia, que o torna extremamente pobre em nutrientes. O solo arenoso também é considerado mais suscetível à degradação e à perda de capacidade produtiva quando comparado aos de textura mais fina.

Os solos humíferos são solos em que predomina grande concentração de material orgânico em decomposição. Essa concentração torna esse tipo de solo extremamente fértil, sendo, portanto, indicado para o plantio de qualquer monocultura.

Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água. Para isso, um solo arenoso é fundamental!

A areia é o conjunto de pequenos grânulos minerais. A TERRA é composta por materiais bióticos (que tem vida, como vegetação e invertebrados) e abióticos (que não tem vida, como A AGUA, Minerais e matéria orgânica.