Qual o solo mais fino?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

solo argiloso

O solo argiloso é o mais fino entre os tipos de solo, pois a argila é uma substância com partículas muito pequenas.

Para solos finos, quando 30% do retido fica acima da peneira 200 adiciona-se os termos “arenoso” ou “cascalhento”. Se for entre 15% e 30%, os termos “com areia” ou “com cascalho”. No entanto o mais importante na caracterização dos finos são os limites de Atterberg que são usados para subdividir as argilas e siltes.

Esse tipo de solo é impermeável e considerado o mais fino, sua granulometria é menor que 0,005mm, suas partículas não podem mais se dividir pois ela já se encontra no seu estado limite.

As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.

Solos arenosos, apresentam textura grosseira e tem como principais características a baixa retenção de água, baixa coesão entre partículas, baixa CTC e menor porosidade total, porém, maior quantidade de macroporos quando comparados a solos argiloso e facilidade na realização de práticas de preparo do solo.

solo argiloso

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, e terrenos com esse tipo de solo são considerados bons para construir. Como a argila é bastante densa e se aglutina com facilidade, os solos em que ela é predominante são muito resistentes quando bem compactados.

argiloso

Afinal, qual solo mais poroso arenoso ou argiloso? O solo argiloso é menos permeável e, por isso, armazena mais água. O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e é bastante permeável. A penetração da água até camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco.

Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.

Solo Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa. Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

Solo arenoso

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia (>85%). Esse tipo de solo é muito permeável, retêm pouca água disponível às plantas, pois a água percola facilmente pelo espaço poroso formado entre os grãos de areia.