Como a bioética é utilizada?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

A bioética é interdisciplinar. Transitando entre a filosofia, o direito e as ciências humanas, ela procura dar respostas sobre a justa manipulação e tratamento da vida de seres que podem sofrer, ou seja, seres vivos do reino Animalia.

Exemplos de aplicação da bioética na Enfermagem
administração de cuidados paliativos em pacientes terminais, decisões importantes sobre assistência de Enfermagem em pacientes não conscientes. desenvolvimento de relação de confiança entre enfermeiros e pacientes.

A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética.

A bioética busca garantir que os valores morais humanos não se percam, independentemente do desenvolvimento histórico e social da humanidade, durante as tentativas de solução de conflitos e/ou dilemas éticos. Com base nos seus quatro princípios, ela preza os comportamentos adequados a cada situação específica.

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.

A bioética da vida cotidiana visa pensar as questões mais simples do nosso dia a dia, ou seja, uma reflexão ética das relações, para não ter que pensar apenas nas grandes questões da bioética que implicam em mudança de valores, como por exemplo a eutanásia, fertilização in vitro, os transgênicos, alocação de recursos ...

A bioética se sustenta em quatro princípios, que devem nortear discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. Sendo ela um campo multidisciplinar, combinando filosofia, teologia, história, direito, medicina, enfermagem e políticas de saúde pública.

A bioética como ética aplicada
Atualmente, a bioética apresenta-se como: a procura de um comportamento responsável de parte daquelas pessoas que devem decidir tipos de tratamento e de pesquisa com relação à humanidade...

A Bioética acaba sendo vista como um componente da Educação para a cidadania, pautada em valores e construída ao longo da escolarização nas relações mais justas, na dignidade humana.

A bioética surgiu na década de 70 como um novo campo de conhecimento, onde o interesse era de resgatar as ciências humanas, na área das ciências duras: matemática, física, química, principalmente nas ciências biológicas e na medicina.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Os princípios da bioética contribuem para os profissionais entenderem a importância de incentivar e proteger o direito a autonomia dos pacientes, respeitando os limites da beneficência, não maleficência e justiça. O cuidado na enfermagem tem como perspectiva promover a confiança e a mútua responsabilidade.

Segundo Motta et al.3, a Bioética abrange dilemas morais referentes (1) ao processo de morrer, (2) às pesquisas que envolvem seres vivos e o desenvolvimento das biotecnociências, (3) à atenção primária e seus questionamentos quanto à prática das equipes de Estratégia de Saúde na Família na reformulação do sistema de ...

A ética e bioética na Enfermagem interligam aspectos subjetivos e humanos da vida, da saúde e do cuidado às reflexões, valores, responsabilidades, posicionamentos e tomadas de decisão, capazes de estimular uma consciência moral interna, guiando ações e práticas de Enfermagem em referência à proteção, segurança, ...

Exemplo de bioética na aplicação do princípio da autonomia: quando um paciente é diagnos terminal, já não existem tratamentos que possam curáticado com uma doença lo. Geralmente, o que se faz nesses casos é dar a esse paciente os cuidados paliativos, de forma que ele se sinta aliviado dos sintomas do mal que o acomete.