Quais são os principais dilemas da bioética?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Segundo Motta et al.3, a Bioética abrange dilemas morais referentes (1) ao processo de morrer, (2) às pesquisas que envolvem seres vivos e o desenvolvimento das biotecnociências, (3) à atenção primária e seus questionamentos quanto à prática das equipes de Estratégia de Saúde na Família na reformulação do sistema de ...

A dificuldade na comunicação médico-paciente, o temor dos sentimentos, o isolamento das emoções (neutralidade) e a dinâmica de onipotência e idealização (identificação médica com a imagem de plenitude), são alguns dos fatores que assombram a assistência à saúde. PALAVRAS-CHAVE: Profissionais de saúde. Bioética.

Os princípios são: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Assim, foram apresentados os chamados Quatro Princípios da Bioética: (respeito à) Autonomia; Não-Maleficência; Beneficência; e Justiça. Adicionado aos princípios contidos no Relatório Belmont, a Não-Maleficência é compreendida pelos autores como tão relevante quanto a Beneficência – e não apenas seu oposto.

Dilema é uma situação, normalmente problemática, constituída por duas soluções que são contraditórias entre si, mas ambas aceitáveis. Quando se diz que determinada pessoa está “enfrentando um dilema”, significa que está tendo que tomar uma decisão extremamente difícil.

Foram encontrados dilemas éticos ligados a: diversidade de valores; pre- sença dos pacientes terminais na UTI; in- certezas sobre a terminalidade e limites de intervenção para prolongar a vida dos pa- cientes; discordância de tomadas de deci- são; não aceitação do processo de morte pela família do paciente e a falta de ...

Às vezes, esses dilemas até causaram mudanças na sociedade e na história! Tipos comuns de dilemas incluem clássico , ético e moral.

Sonegação de impostos; Desrespeito com os direitos do trabalhador; Corrupção; Violação do código de conduta da empresa.

Um Dilema Ético surge quando há necessidade de tomada de decisão a respeito de duas opções moralmente corretas, porém, em conflito com limites, regras e normas estabelecidas pelo Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila (CDLA), regulamentações externas, leis, costumes ou organização governamental.

Conheça os 4 princípios da bioética
A bioética tem quatro princípios que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde. Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.