Qual a diferença entre citologia e Papanicolau?

Perguntado por: osanches8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

A citologia do colo do útero, também conhecida como exame de Papanicolau, é um procedimento que se realiza associado ao exame ginecológico. Este exame é indolor (não provoca dor). Inicialmente, é colocado o espéculo para permitir a visualização de todo o colo do útero.

O que é? É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

O que é Preventivo? O exame preventivo é popularmente conhecido como exame Papanicolau, uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método. É um exame que deve ser realizado por todas as mulheres anualmente, como parte dos exames de rotina para mulheres.

️Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas; ️Infecções vaginais; ️Inflamações vaginais; ️Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.

Segundo o Ministério da Saúde, se uma mulher não sofre alterações celulares significativas até os 65 anos, não precisam mais fazer o preventivo ou podem realizá-lo com menor freqüência. Isso porque, ao contrário do câncer de mama, o risco de câncer cervical diminui com o passar dos anos.

A ultrassonografia transvaginal geralmente é o primeiro exame pedido em caso de suspeita de câncer de endométrio.

Existem dois principais tipos de citologia: a citologia esfoliativa (ginecológica e não ginecológica) e a aspirativa. Este exame permite a recolha de células de um determinado tecido ou órgão do corpo, das quais, após análise ao microscópio, é possível avaliar o seu crescimento e o seu funcionamento.

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou. O Papanicolaou e o exame de HPV são a forma preferida para encontrar pré-cânceres e cânceres em estágio inicial do colo do útero em mulheres de 30 anos ou mais.

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão). Claro que, durante a avaliação do ginecologista, a busca por DSTs em geral também deve ser contemplada.

O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.