O que quer dizer citologia inflamatória?
Citologia é a observação pelo médico patologista das células raspadas do colo uterino ao microscópico que detectará as alterações correspondentes ao processo inflamatório, pré-neoplásico ou neoplásico, permitindo a prevenção precoce do câncer do colo uterino.
O que significa citologia inflamatória no preventivo
A citologia favorece o reconhecimento e a avaliação da intensidade dos processos inflamatórios no trato genital e, em certos casos, estabelece a natureza do agente causal.
Quando a citologia da inflamação
O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.
Quais doenças à citologia detecta
A citologia cérvico vaginal pode detectar:
- Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia e gonorreia;
- Presença da infecção pelo HPV, que é a principal causa de câncer de colo de útero;
- O próprio câncer de colo de útero;
- Presença de alterações hormonais.
- Presenças de fungos, como a candidíase.
Quando o resultado do preventivo é preocupante
Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL)
É um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 ou 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50%. O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%.
O que fazer quando o preventivo da inflamação
Em mulheres na pre/pós menopausa, em resultados de exames com “inflamação com atrofia”, pode ser prescrito creme vaginal com estriol, e então ser recoletado o exame de Papanicolau sete dias após.
O que pode causar inflamação no preventivo
Sabe-se que existem diversos fatores que estimulam a resposta inflamatória na cavidade vaginal. Os mais frequentes são os mecânicos e os hormonais. Na relação sexual, o atrito entre o pênis e a vagina provoca fissuras ou lesões microscópicas nas paredes vaginais.
O que provoca inflamação
A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.
Quando o útero está inflamado
Os maiores indícios de uma infecção no útero são: – sangramento para o período menstrual; – sangramento durante ou depois da relação sexual; – corrimento amarelado, amarronzado ou acinzentado com mau cheiro; – dor ao urinar; – dor durante a relação sexual; – desconforto na parte de baixo da barriga; – sensação de ...
O que é bom para inflamação no colo do útero
Inflamação no útero relacionada à endometriose
Geralmente, recomenda-se: fazer algumas melhorias na alimentação; o uso de medicamentos (análogos do GnRH) para provocar um estado de anovulação; e/ou a abordagem cirúrgica (por videolaparoscopia).
O que é citologia positiva
Se o resultado for positivo, isso indica que as células extraídas são anormais e podem significar a presença de cancro, pré-cancro ou até mesmo uma infeção vaginal. Nesse caso, o ginecologista procede ao tratamento que considere adequado.
Quais são os tipos de citologia
Existem dois principais tipos de citologia: a citologia esfoliativa (ginecológica e não ginecológica) e a aspirativa. Este exame permite a recolha de células de um determinado tecido ou órgão do corpo, das quais, após análise ao microscópio, é possível avaliar o seu crescimento e o seu funcionamento.
Quais os dois tipos de citologia
A citologia estuda as células e suas particularidades. A teoria celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann, e é a partir dela que os estudos da célula foram regidos. De maneira simplificada, podemos resumir as células em dois tipos distintos: célula procariótica e célula eucariótica.
O que aparece no preventivo quando se tem HPV
O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.
O que significa escamoso no exame preventivo
A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.