Que tipo de material não é usado na compostagem?

Perguntado por: acastro4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O tipo de resíduo orgânico que pode ser reaproveitado na compostagem são os restos de alimento, além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.

Deste modo, restos de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, fiiltro de papel, borra de café, cascas de ovos e restos de comida em geral podem ser transformados em adubo orgânico, rico em nutrientes.

A princípio, podemos aproveitar quase tudo que é utilizado na cozinha para fazer a compostagem, inclusive as toalhas de papel. Isso é possível porque depois de usadas, elas também vão para o lixo orgânico e, como contam com níveis elevados de carbono em sua composição, se tornam um ótimo “ingrediente” no processo.

Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não é desejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas etc.

Gorduras: alimentos gordurosos podem liberar substância que retardam a compostagem e prejudicam o composto; Alho e cebola: têm decomposição muito lenta e trazem mau cheiro. Acabam desacelerando todo o processo de compostagem.

O que é uma composteira? A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e a compostagem do material orgânico, onde o lixo orgânico será transformado em húmus.

Por via das dúvidas, o uso de casca de laranja na composteira da vermicompostagem não é recomendado. Já na compostagem seca ou em outras formas de compostagem, ela até pode ser usada, mas com moderação.

A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito por meio do processo de compostagem.

As frutas cítricas – como laranja, mexerica, limão e abacaxi –, além do alho, cebola e pimenta, por exemplo, até podem ir para a composteira, mas com moderação, ou seja, representando menos de 20% do total.

A minhoca tem horror ao sol, à luz natural ou artificial. Expostas ao sol por muito tempo, ela morrerá. A umidade é indispensável às minhocas, necessitam de oxigênio em resumo o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado.

Primeira coisa que você deve observar é o local de instalação da sua composteira, certifique-se que esteja protegida do sol e da chuva. O calor é o maior inimigo das minhocas, os resíduos ferventam e a temperatura pode chegar a 70° dentro das caixas.

Outra maneira de ganhar mais espaço na composteira com minhocas é picar os alimentos para eles ocuparem menos volume no minhocário. Mas não precisa fazer isso com todos os resíduos orgânicos, vale fazer com aqueles maiores e mais duros, como cascas de melão, melancia, maracujá, etc.

A matéria orgânica pode ser classificada em alóctone e autóctone conforme o local onde foi produzida. Matéria orgânica autóctone é aquela proveniente de uma fonte dentro do próprio sistema, enquanto matéria orgânica alóctone é aquela que foi produzida fora do sistema e transportada para dentro do mesmo.