Quantos tipos de compostagem?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, a decomposição é feita por meio da ação de minhocas que auxiliam os microrganismos já presentes no solo.

Conheça os tipos de compostagem doméstica e escolha o ideal para você

  • 4.1. Compostagem no tambor rotativo.
  • 4.2. Compostagem em cilindro aerado.
  • 4.3. Método Lages de Compostagem.
  • 4.4. Biodigestor residencial.
  • 4.5. Compostagem com folhas secas.

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

A compostagem doméstica é uma das soluções mais viáveis e adequadas à problemática dos resíduos sólidos nas grandes cidades. O processo consiste em “digerir” a matéria orgânica por meio de processos com ou sem a presença de oxigênio. Ele tem como produto final o húmus, que pode ser utilizado como fertilizante natural.

Há dois tipos de composteira: com minhocas (vermicompostagem), melhor para uso doméstico, ou sem (microbianas), mais indicadas para condomínios ou comunidades, onde os volumes são maiores. Ambas funcionam bem na geração de adubo. A diferença está no tempo de duração do processo.

São 4 os tipos de compostagem mais comuns: por leiras, a vegana, a vermicompostagem e a elétrica. As leiras são linhas cobertas por matéria orgânica ou materiais biodegradáveis. Estas, sob condições ideais de temperatura e umidade, decompõem os resíduos.

Uma composteira doméstica permite reutilizar os resíduos orgânicos que são gerados diariamente nas casas. A ideia de fazer compostagem caseira não é uma moda passageira. Cada vez mais pessoas optam por reciclar o lixo orgânico gerado em seus lares com um objetivo: contribuir para melhorar a gestão dos resíduos.

Resumo: A produção de composto orgânico consiste na decomposição controlada de resíduos de origem vegetal e animal. Com a compostagem é possível obter um material bem estável, ou seja, bem decomposto.

Os resíduos orgânicos recomendados para a composteira são basicamente cascas e restos de frutas e verduras, erva-mate, borra de café, cascas de ovos trituradas, saquinhos de chá, terra de vasos, cinzas de fogão, lareira ou churrasqueira, aparas de grama, ramos, galhos picados, flores murchas, folhagens, serragem.

Todos os restos de lavouras e capineiras, estercos de animais, apa- ras de grama, folhas, galhos, resíduos de agroindústrias, como: restos de abatedouros, cama de aviário, tortas e farinha de ossos podem ser usados.