O que fazer com os resíduos da compostagem?

Perguntado por: srosa8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

A compostagem pode ser realizada em escala doméstica, ou seja, reaproveitando os restos de alimentos de casa nas composteiras para consumo da própria população ou em escala industrial para a produção de fertilizante orgânico.

O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.

Além de adubo, o lixo orgânico pode ser utilizado para produção de certos combustíveis a partir da biogasificação e em usinas termoelétricas para produção de energia com base no gás que emite. Também faz parte do lixo orgânico as fezes e urina do ser humano.

Compostagem seca
É um método mais lento, justamente pela ausência das minhocas, mas é uma boa escolha para quem prefere não lidar com elas. Nesse tipo de compostagem, você usa apenas adubo orgânico e materiais secos, como serragem ou folhas secas. A ação fica 100% a cargo de microrganismos como fungos e bactérias.

O produto final da compostagem é chamado de com- posto ou fertilizante orgânico, ele contém alto teor de matéria orgânica estabilizada ou humificada.

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

Por se tratar de um líquido muito ácido, o chorume deve ser diluído para sua utilização como biofertilizante em jardins, vasos e hortas. A proporção para diluir é de 10 a 15 litros de água para cada 01 litro do biofertilizante, a depender do tipo de solo onde será aplicado.

Nesse caso, basta colocar os resíduos na composteira, que pode ser feita de várias formas, como com uso de terra, minhocas e folhas secas. Depois, o chorume oriundo da composteira deve ser utilizado como fertilizante natural para terras e plantas, e não descartado em ralos.

Quando os novos resíduos ocuparem todo o espaço vazio, será o momento de retirar o húmus. Clique aqui para acessar o passo a passo desse procedimento. A outra forma, mais conhecida, é deixar a composteira destampada por alguns minutos após a troca das caixas.