O que fazer com o adubo da composteira?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A composteira doméstica deve ficar em um lugar arejado, protegido da chuva e do sol. Como usar o adubo e o chorume: O conteúdo formado nos baldes 1 e 2, depois da completa decomposição, é um adubo natural que pode ser usado em jardins e hortas.

Se for colocar em vasos dentro de casa, misture bem com a mão, sobre um jornal, para homogeneizar a terra. Se preferir utilizar o composto para plantas que estão no jardim, utilize a mesma medida e abra uma pequena cova para misturar a terra do local ao composto, no caso de plantar uma muda ou semente.

No caso do húmus puro, revolva um pouco da terra do vaso, coloque o adubo, cubra-o com a terra e regue. A dosagem recomendada é de 2 colheres de sopa para os vasos pequenos, 4 para os médios e 8 para os grandes.

O composto orgânico pode ser usado diretamente no solo, em jardins, gramados e lavouras, podendo também ser aplicado em vasos de plantas e na produção de mudas. Os compostos podem ser encontrados “puros” ou misturados com outras substâncias e materiais, ganhando o nome de substrato.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.

Chorume em composteira
O adubo gerado pela compostagem serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado e reduzir a erosão. Já o chorume é um fertilizante natural que deve ser diluído e utilizado para a fertilização de plantas.

Quando os novos resíduos ocuparem todo o espaço vazio, será o momento de retirar o húmus.

Você tanto pode concentrar um pouco mais a diluição, misturando em 5 partes de água, como também engarrafar o adubo e dar de presente para alguém que gosta de plantas. Para aproveitar melhor os nutrientes do adubo líquido, sugerimos não armazenar por mais de 3 meses.

Revire o que está na composteira antes de colocar novo montinho de resíduos, pois é isso que garante a entrada de oxigênio. No momento de revirar, também é preciso observar se a compostagem não está nem muito seca, nem muito úmida.

o motivo número um é que a terra é muito pesada. ela vai amassar compactar os resíduos orgânicos o prejuízo que isso causa na compostagem é que vai atrapalhar. a circulação de. ar no interior lembra os microorganismos precisam de ar para viver.

Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses. “A validade do substrato é de 2 anos.

Nesse caso, é preciso utilizar as composteiras, caixas escuras que favorecem a decomposição dos materiais. A primeira caixa deve ser forrada com folhas e receber resíduos diariamente, que, por sua vez, precisam ser cobertos com folhas também. Na segunda, deve haver húmus e minhocas que ajudam no processo.

Trata-se de excelente fertilizante orgânico e para fazê-lo basta apenas as folhas sejam misturadas à água - na proporção de meio copo d'água para cada folha - e deixadas ao sol entre um e três dias. Depois, escoa-se a água e aplica-se as folhas diretamente na terra.

A composteira doméstica deve ficar em um lugar arejado, protegido da chuva e do sol. Como usar o adubo e o chorume: O conteúdo formado nos baldes 1 e 2, depois da completa decomposição, é um adubo natural que pode ser usado em jardins e hortas.