O que é compostagem e o ciclo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica na presença de oxigênio. Sob determinadas condições de temperatura e umidade, milhares de microrganismos atuam quebrando moléculas, liberando calor, gás carbônico e água, até resultar em um produto estável e rico em matéria orgânica.

Quanto tempo em média demora o processo de compostagem? No total, o processo de compostagem dura 4 meses.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

A composteira é um sistema de três caixas. Duas se revezam no recebimento dos resíduos orgânicos, como casca de frutas, restos de legumes e mesmo podas de jardim. A terceira caixa acumula o excesso de líquido produzido no processo, chamado de composto líquido.

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

Conheça os tipos de compostagem doméstica e escolha o ideal para você

  • 4.1. Compostagem no tambor rotativo.
  • 4.2. Compostagem em cilindro aerado.
  • 4.3. Método Lages de Compostagem.
  • 4.4. Biodigestor residencial.
  • 4.5. Compostagem com folhas secas.

O processo padrão é basicamente colocar uma porção de material orgânico, rico em carbono, para duas porções de material seco (palha, folhas secas, serragem de madeira virgem, grama seca), rico em nitrogênio, em seguida, misturar bem para aerar e facilitar a ação dos microrganismos.

Como fazer compostagem doméstica

  1. Passo 1: Escolha do local adequado.
  2. Passo 2: Monte a “cama” das minhocas.
  3. Passo 3: Alimente as minhocas.
  4. Passo 4: Introdução dos resíduos.
  5. Passo 5: Produto final.

A prática da compostagem é uma alternativa para o descarte de resíduos orgânicos, que podem ser reaproveitados em vez de ir parar nos aterros sanitários. Trata-se de um processo biológico e natural de decomposição da matéria orgânica de origem vegetal ou animal.

São 4 os tipos de compostagem mais comuns: por leiras, a vegana, a vermicompostagem e a elétrica. As leiras são linhas cobertas por matéria orgânica ou materiais biodegradáveis. Estas, sob condições ideais de temperatura e umidade, decompõem os resíduos.

Primeiras compostagens. Escavações na Escócia descobriram que o uso de resíduos domésticos como composto começou já no período neolítico. Um povo que vivesse perto da natureza logo perceberia que a grama ficava mais verde onde um animal havia depositado suas fezes.