Quantas calorias tem 100g de tapioca pura?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

382 Kcal

Em média, 100 g apresenta 382 Kcal, 93,1 g de carboidratos, 1,1 g de lipídeos e 0,4 g de fibras. Enquanto 100 g de goma da tapioca apresenta, em média, 229 Kcal, 54,6 g de carboidratos, 0,4 g de fibras e 1,1 g de lipídeos. É importante ressaltar que os valores podem variar de acordo com o modo de produção e a marca.

70 a 80 calorias

Nesses termos, a tapioca tem menos calorias, cerca de 70 a 80 calorias, em duas colheres de sopa da farinha. Isso representa pouco mais da metade das calorias do pão francês, que são em torno de 140 calorias, em um pão pequeno, de 50g.

30 a 50 g

Além disso, por não conter glúten, a tapioca é um alimento que pode ser usado por pessoas com alergia ou intolerância ao glúten. A quantidade recomendada de tapioca é entre 30 a 50 g por dia.

Comparativo: Em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm cerca de 360 calorias, igualmente; Equivalência para substituição: 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca.

Tapioca não emagrece, mas também não precisa ser inimiga das dietas de quem busca emagrecimento.

Uma tapioca grande feita com 5 colheres de sopa (100 gr) de goma hidratada contém 71 gramas de carboidratos. Enquanto a mesma medida de cuscuz contém em média 25 gramas de carboidratos. Além disso, a tapioca possui mais calorias e menor taxa de fibras.

“Tanto o pão francês quanto a tapioca são fontes de carboidratos, que vão dar energia para o seu corpo. A diferença de calorias entre os dois não é grande”, comenta a especialista. “Além disso, ambos têm alto índice glicêmico (por não ter quase nada, ou nada, de fibras).

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Isso torna a crepioca uma opção mais saudável e menos calórica.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. Portanto, uma dica é incluir na massa ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, dá para reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

Uma unidade de pão francês (50 g) contém 30 g de carboidratos, assim como uma fatia de tapioca (com 50 g de goma de tapioca). “Ambos podem ser considerados saudáveis quando inseridos em um padrão alimentar saudável”, completa a nutricionista.

Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

Além da sensação de saciedade, este alimento também é livre de glúten, possui menos calorias e, por conseguinte, auxilia no emagrecimento saudável. Outra vantagem é que ela pode ser recheada de acordo com o seu gosto, variando entre doces e salgadas, e existem diversas receitas de tapioca light disponíveis.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.