Quem inventou o cuscuz com ovo?

Perguntado por: lreal7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ele foi inventado pelos berberes, povo originário do Norte da África, na região no entorno do deserto do Saara e do Mar Mediterrâneo, principalmente no Marrocos, Argélia e Tunísia.

Estima-se que o prato foi criado na África, por volta do Século XIII pelos berberes. Estes povos habitavam o chamado Magreb, região que hoje é composta por cinco países: Marrocos, Argélia, Marrocos, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia.

No Brasil, o cuscuz foi trazido pelas mãos dos colonizadores portugueses que, por sua vez, já haviam importado a iguaria dos países árabes. Uma vez em território nacional, o alimento foi adotado pelos povos indígenas.

Cuscuz no Brasil
Isso ocorreu porque Portugal já consumia, naquela época, o prato originado pelos povos africanos. A receita original feita de trigo e sêmola foi rapidamente abrasileirada e passou a contar com ingredientes mais comuns no país.

Caiu nas graças dos povos indígenas, alimentou o povo pobre do Sertão e virou símbolo de uma região. Um alimento que tem sua origem nos povos berberes, do Norte da África, milhares de anos atrás, que primeiro atravessou o Mar Mediterrâneo rumo à Península Ibérica e depois o Atlântico até chegar à América.

Antes da descoberta do Brasil, era um prato muito popular em Portugal, mas hoje não é mais. Trazido pelos escravos no Brasil Colonial, essa preparação mantinha as famílias pobres e as negras, que a colocavam em tabuleiros para ser vendida pelos filhos e netos.

O prato foi passado para os portugueses e espanhóis e foi trazido para o Brasil. No nosso país, ele foi adaptado pelos tropeiros paulistas que, durante as viagens, misturavam a farinha de milho com outros ingredientes.

A preferência pelo cuscuz se destaca no Nordeste (22%). Já no Sul, o que prevalece é churrasco (30%). Com o objetivo de valorizar as raízes brasileiras e a comida local, a 99Food lançou o projeto Cozinheira & Brasileira.

O cuscuz é rico em fibras, que age para a saúde intestinal, aliviando a constipação e melhorando os níveis de bactérias benéficas no intestino. Além disso, as fibras têm como função eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em nível adequado, reduzindo o LDL, conhecido como colesterol ruim.

O chamego dos nordestinos, também conhecido como cuscuz, é um prato atemporal.

Qual é o verdadeiro cuscuz? O verdadeiro cuscuz é a receita original, criada no norte da África, que como vimos, leva sêmola de trigo, ao invés do floco de milho, e ainda acompanha peças de carne, como guisados de carne de boi, cordeiro ou frango.

Que mesa nordestina não começa o dia com ele na mesa? Acompanhado com um café quentinho, é quase uma unanimidade na região. Pode ser puro, apenas com uma manteiga derretida no vapor, acompanhado de queijo coalho, ovo, carne de sol ou charque.

Para os berberes, primeiros povos que habitaram o norte do continente africano, o cuscuz é tradicionalmente com sêmola de trigo, mas pode ser também de cevada, arroz ou sorgo, todos cozidos no vapor, como acompanhamentos de pratos salgados, fazendo as vezes de arroz, ou em preparos doces, com leite (de vaca, cabra, ...

Alimento é versátil ao ponto de servir de café da manhã, almoço e jantar, em versões doce e salgada, recheada ou simples. Este domingo (19) é o Dia do Cuscuz, prato reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).