O que fazer para a tapioca não ficar Borrachuda?

Perguntado por: lresende8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Peneirando. Antes de peneirar a massa é necessário fazer um teste, cozinhando uma pequena porção. Se a massa estiver quebradiça, falta líquido. Se ela estiver difícil de peneirar e um pouco borrachuda quando cozida, é necessário utilizar um pouco mais de polvilho na receita.

Use cerca de 3 colheres de goma por unidade de tapioca que deseja preparar e, por ser calórica, sugerimos não exagerar na dose (3 colheres de sopa da goma conta com 105 calorias). Prepare uma frigideira antiaderente e deixe aquecer (mas não deixe esquentar demais, senão seu beiju ficará "borrachudo").

“A tapioca é muito prática e não precisa de nada para untar a frigideira. O próprio amido, quando aquecido, já faz o papel de unir sem deixar grudar”, explica Daniele. A especialista indica pré-aquecer a frigideira em fogo alto por 30 segundos antes de colocar a goma.

Quando você mexe a frigideira e a tapioca se movimenta significa que está no ponto. Segundo os especialistas é possível virá-la nesse momento, mas não é necessário assá-la dos dois lados, dependendo do gosto. No ponto certo, segundo Jorge, a tapioca deve estar úmida, sem desmanchar ou quebrar.

Tapioca ressecada, quebradiça ou com gosto azedo? Nunca mais! Vou te ensinar agora a recuperar sua goma. Coloque todo o conteúdo da embalagem, uma Tupperware, adicione água e deixe descansar de um dia para o outro.

Naturalmente resseca um pouco e você precisa colocar um pouquinho de água depois de uns dias. Se você preferiu guardar a massa já peneirada, tenha um borrifador de água para usar. Espalhe a tapioca na frigideira e dê umas duas borrifadas para umedecer novamente a amassa e ela não ficar muito seca.

Caso você esqueça os grãos hidratando, possivelmente sua tapioca ficará com a textura muito firme. Não existe uma textura correta, mas essa hidratação da tapioca é importante para que ela não fique dura. Então preste bastante atenção neste momento.

Isso se deve ao amido da tapioca, que, quando esquentado, rapidamente se une sem grudar no fundo da frigideira.

Para que a tapioca tenha "liga" e fique uniforme, é preciso passar pela peneira. Além disso, é importante lembrar que quanto mais fininho estiver o pó, melhor será o resultado da tapioca.

A dica de hoje é para deixar a tapioca do jeito que a gente gosta macia e fofinha mesmo depois de esfriar! No preparo, você deve acrescentar um pouco de fermento de bolo na goma da tapioca. Para cada 1 quilo de goma, acrescente 1 colher de sopa de fermento. Certeza que agora você terá uma tapioca ainda mais macia!

O segredo da consistência crocante da tapioca é passar a farinha pela peneira. Quanto mais fina você deixar a massa, mais crocante e molinha a sua tapioca vai ficar. Para peneirar, pressione uma colher sobre a tapioca já posta na peneira até ela passar por inteira.

Tire do saquinho a quantidade que você vai usar, pegue água gelada, molhe os dedos e “pingue” na tapioca. Com os dedos, hidrate a tapioca. Quando perceber que ela está mais úmida, passe pela peneira com a ajuda de uma colher e ela fica pronta para usar demais. Bem melhor, mais hidratada, gostosa e macia!

Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.

Espalhe a goma seca em um tabuleiro e cubra com água, até que fique com aproximadamente um dedo de água além da goma. Com uma colher, misture bem a água com a goma, aproveitando para coletar as sujeiras que costumam acompanhar a goma seca.