Porque não se deve lavar o frango antes de cozinhar?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Não pode lavar carne também! Isso inclui qualquer tipo: aves, carne vermelha, porco ou peixe. Os motivos são os mesmos: maior chances de contaminação e proliferação das bactérias. Para evitar infecções, o ideal é se atentar ao cozimento dos alimentos, principalmente das aves e porcos.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar.

Higienizar a carne com água parece um hábito higiênico, mas oferece riscos à saúde. Saiba por que abaixo: Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar. O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr.

O ato de cozinhar essa carne tem o poder de matar todos esses microorganismos imediatamente. É por isso que, mesmo sem lavar o frango, você já vai estar protegido e não precisa se preocupar: pode continuar aproveitando suas receitas favoritas sem medo.

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango. 2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne. 3) Lave o frango por pouco tempo. 4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.

A forma mais eficaz de combatê-la, informa a OMS (Organização Mundial da Saúde), é justamente cozinhando bem os alimentos, garantindo que seu interior esteja quente. "A campylobacter se espalha facilmente, e bastam algumas bactérias para causar adoecimento", diz o FSA.

Usar água quente no descongelamento faz com que as chances de proliferação de bactérias, tanto no frango, quanto na pia/utensílios, seja muito maior.

Limpa tudo diretinho. Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

A gente sabe que o peito de frango cru solta uma espécie de “gosma” nada agradável quando é retirado da embalagem. Contudo, o ideal é colocá-lo diretamente na frigideira se você quer que as bactérias sejam destruídas. Isso porque um estudo recente analisou pessoas que lavavam o frango antes de cozinhá-lo.

Sendo a salmonella uma bactéria termossensível, o frango deve ser cozido em temperatura ideal e por tempo suficiente.

Se você já cansou de preparar frangos que passam do ponto por fora e ficam crus dentro, experimente escaldar primeiro. Fervilhe o frango em água ou em um caldo saboroso até ele perder a coloração rosada.

Não lave o frango
Muitas pessoas têm o costume de lavar o frango antes de guardar na geladeira e isso é um grande erro. As bactérias precisam de água para sobreviver e quanto mais água você fornece à ela, mais fácil fica sua proliferação.

Definição: São doenças infecciosas bacterianas agudas ou crônicas causadas pelas salmonelas. Essas bactérias estão amplamente difundidas na natureza e infectam praticamente todos os animais, inclusive o homem. Podem ser agrupadas em Tifo Aviário e Paratifo Aviário.