Quais são os benefícios de comer pepino?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.

Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!

O pepino pode ser consumido cru, adicionado em sucos e vitaminas ou consumido na forma de picles, que conserva o alimento por mais tempo. Porém nem todas as pessoas conseguem digerir de forma eficiente o pepino, e uma boa alternativa para ingerir fibras e vitaminas com poucas calorias é comendo abobrinha ou berinjela.

De facto, a casca do pepino contém substâncias que ajudam na digestão do interior branco do mesmo. Consumir o pepino com casca pode não resolver totalmente a questão da sua indigestibilidade, mas vai ser seguramente uma boa ajuda.

Comer pepino à noite é benéfico para a saúde, pois contém muitas propriedades, como vitaminas, água e fibras alimentares, que ajudam o corpo a funcionar. No entanto, pode ser aconselhável não comer muito pouco antes de dormir, pois pode fazer você se sentir “inchado” e interromper seu sono.

No controle da pressão arterial o vegetal é bem-vindo, afinal o pepino é rico em potássio eletrólito que diminui a retenção de água induzida pelo sódio ocasionado uma redução da pressão arterial.

vitamina C

É uma boa fonte de vitamina A, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês vitamina C, vitamina K e potássio.

A casca do pepino tem alta concentração de fibras e minerais, incluindo sílica e magnésio. A sílica é essencial para um tecido conjuntivo saudável – músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso.

Contra indicação: quem possui estômago fraco deve consumir menos pepino, e com a casca, sempre mastigando bem. Não se deve preparar salada de pepino se não for para consumir logo de imediato; pois ela pode ficar indigesta.

“São substâncias que auxiliam na capacidade de tonificar o fígado, os rins e a vesícula”, explica. Além disso, ele possui grandes quantidades de fibras e poucas calorias — o que reforça o argumento de que é um ótimo alimento para emagrecer.

Corte o limão em quatro e o pepino em rodelas, com casca e tudo. Descasque o gengibre e corte em pedaços pequenos ou rale se preferir. Bata bem no liquidificador com a água e depois coe, adoce com adoçante (opcional) e coloque as folhas de hortelã. Faça de preferência à noite e tome no outro dia pela manhã em jejum.

Hidrata, purifica e otimiza as funções do fígado. A combinação das vitaminas A, B e C juntamente com os sais minerais como o cálcio, o fósforo e o potássio ajuda a regenerar as células do fígado. Se sofre de fígado gordo, esta bebida devia ser a sua melhor amiga.