Como esquentar o cuscuz sem cuscuzeira?

Perguntado por: ocoutinho8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Coloque água na panela de pressão (quase chegando na metade da panela), feche a panela com a tampa já com o pote com o milho em cima , eu costumo tampar o pote mas deixar um pouquinho aberto, e entre o pote e a tampa (no meio dos dois) eu coloco um pano de prato(pra não correr o risco do pote esquentar muito e derreter ...

Em um recipiente de plástico ou de vidro, que vá ao micro-ondas, coloque o cuscuz as poucos. Coloque um prato raso em cima da vasilha, como se fosse uma tampa. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Com um pano retire do micro-ondas e vire a vasilha no prato como um bolo.

Tempo em micro-ondas: 2 a 5 minutos por quilo de produto, ou conforme o manual de seu equipamento. Tempo em forno convencional: de 15 a 20 minutos, no forno pré-aquecido a 180ºC, coberto com papel alumínio. Sugestão: experimente com molho de camarão aquecido, que deve ser regado sobre o cuscuz frio.

A principal forma de se fazer é usando a cuscuzeira, uma tigela com furos que facilitam o processo de cozinhar a farinha no vapor. Você pode substituir a cuscuzeira por uma peneira ou um escorredor de macarrão com furos redondos.

Em um recipiente de plástico ou de vidro, que pode ser levado ao microondas, coloque o cuscuz aos poucos e aperte bem; Coloque um prato raso em cima da vasilha, como se fosse uma tampa; Leve ao microondas por 3 a 4 minutos (Obs: o tempo no microondas pode variar de acordo com a potência do aparelho);

Coloque 2 dedos de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve para ferver. Na parte de cima, onde tem os furinhos, adicione a massa pressionando levemente. Leve ao fogo (já com a água da base fervendo) por 5 minutos.

O cuscuz cozido pode ser armazenado na geladeira ou no congelador. Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas. Para reaquecer o cuscuz cozido, é só colocar no micro-ondas em um recipiente resistente ao calor.

Conservação do alimento
Sobras ainda quentes podem e devem, sim, ser colocados em seguida na geladeira, para evitar a proliferação de micro-organismos no alimento. Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a comida só pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas.

Tradicionalmente, o Cuscuz Paulista vai a geladeira durante a noite e é servido no dia seguinte, porém, o prato também pode ser servido quente, em temperatura ambiente.

Gente, a cuscuzeira é uma panela de cozimento a vapor muito prática e resistente, além de ser bem simples de usar. E o legal é que ela prepara cuscuz nordestino, paulista, recheado, legumes, pudim, tapioca, bolo podre, entre outras delícias!

Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado macio ao toque.

Existem muitas marcas que vendem diferentes tipos de cuscuzeira, por isso possa haver modelos que se diferenciam uns dos outros em alguns detalhes, como material, cabo, cores e tamanhos. De forma geral, a cuscuzeira se divide em 3 partes principais: caçarola, cozi-vapore e tampa.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.