Quantos dias a massa de cuscuz pode ficar na geladeira?

Perguntado por: omello2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas.

Como armazenar
O cuscuz de tapioca dura até cinco dias na geladeira. Lembre de manter bem vedado com o filme, para não pegar cheiro.

Isto acontece, conforme a nutricionista, porque o cuscuz cozido absorve muita água e acaba inchando.

Retire do forno e desenforme sobre o prato. Para congelar não é recomendável decorar com ovos cozidos e palmito, pois endurecem. Decore com camarão e sardinha.

Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio. Verifique ao abrir a tampa: o cuscuz deve estar inflado macio ao toque.

Fez cuscuz demais e quer guardar para outros dias? O cuscuz cozido pode ser armazenado na geladeira ou no congelador. Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas. Para reaquecer o cuscuz cozido, é só colocar no micro-ondas em um recipiente resistente ao calor.

O cuscuz já está pronto! Depois, basta misturar com os ingredientes que você deseja. Depois de pronto, você pode deixar até 2 dias na geladeira.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.

Um pouco menos de água faz um cuscuz mais soltinho, bom para saladas ou parar servir com molhos. Um pouco mais de água o deixa mais macio e ligeiramente “papa” ou “pegajoso”.

Tempo em forno convencional: de 15 a 20 minutos, no forno pré-aquecido a 180ºC, coberto com papel alumínio. Sugestão: experimente com molho de camarão aquecido, que deve ser regado sobre o cuscuz frio.

Para saber o ponto certo de cozimento, veja com um garfo se o cuscuz está macio e grudadinho: esse é o ponto. Deixar a massa hidratando de um dia para o outro na geladeira ajuda a garantir um cuscuz mais fofinho.