Porque as pessoas gostam de cuscuz?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O cuscuz é um prato fácil e de rápido preparo e também pode ser servido com acompanhamentos, como ovos, carne, queijo. Também pode ser feito doce, com leite de coco ou com as raspas da fruta. O cuscuz também é versátil e agrada gregos e troianos, ou melhor, onívoros, vegetarianos e veganos.

Mais do que gostoso e atraente, ele é considerado como um prato que dá “sustança” para encarar o dia-a-dia, e que reafirma a identidade do povo nordestino. Trata-se do cuscuz, feito principalmente de flocos de milho umedecido.

O cuscuz fornece mais proteína, maior aporte de vitaminas e minerais em maior abundância do que uma porção equivalente do arroz branco. Dessa forma, é um bom alimento para variar a alimentação cotidiana.

Ele oferece benefícios consideráveis à saúde. Por ser rico em fibras, promove a saciedade, melhora o ritmo intestinal e ajuda a controlar a glicemia. O cuscuz de milho é uma receita nordestina que conquistou o país. Quando preparado de forma adequada, pode ser um excelente aliado à dieta.

Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação, e de acordo com a recomendação do seu nutricionista.

Pernambuco

Dia do Cuscuz: entenda por que prato é tão amado e tão popular no Nordeste | Pernambuco | G1.

Durante o processo de colonização, o cuscuz era uma comida destinada aos pobres, escravos e bandeirantes por conta do fácil preparo e por render bem. O prato também era servido a animais. Após a popularização, a região Nordeste tornou o prato como seu, onde foi elevado ao status de alimento mais tradicional da região.

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Sem contar que o pão francês é mais pobre nutricionalmente, pois ele é feito com farinha de trigo refinada. Por outro lado, uma vez que é à base de milho, o cuscuz contém mais vitaminas e minerais. Ou seja, ele é um alimento mais interessante para a dieta que o pão.

Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).