Quando o cream cheese chegou no Brasil?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

1994

O cream cheese é obra de um produtor de leite de Chester, Nova York, que misturou leite com creme e entrou para a história. Nascido em 1872, o produto passou a ser distribuído na maior metrópole dos EUA oito anos depois. Comprada pela Kraft na década de 1920, a novidade chegou ao Brasil em 1994.

1872

A história do cream cheese moderno começa em 1872, quando um leiteiro americano chamado William Lawrence, de Chester, Nova York, tentou reproduzir o queijo neufchâtel francês, mas acabou criando uma versão mais cremosa e rica.

Em 1880, o distribuidor de queijo da cidade de Nova York, Alvah L. Reynolds, começou distribuindo o queijo cremoso de William Lawrence embrulhado em folhas metálicas prateadas com o nome Philadelphia Brand Cream Cheese, utilizado pela primeira vez no dia 1 de setembro.

O cream cheese passou a estar disponível em praticamente todos os supermercados brasileiros a partir do ano de 1994.

O produtor lácteo William Lawrence inventou o primeiro queijo creme em Nova York para trazer uma experiência de sabor mais rica e fresca para o mercado de queijos.

A primeira posição do nosso ranking ficou com o Cream Cheese Fiori, por ser o que tem menos gorduras totais e saturadas entre os três, além de menos calorias, apesar de ter um teor de sódio mais elevado.

É um queijo genuinamente brasileiro, cremoso, untuoso, com sabores e aromas lácteos, amanteigados, herbais e fermentados, sal mediano.

O requeijão possui sabor mais suave do que o cream cheese e isso se deve ao fato de que o seu pH é neutro, enquanto o pH do queijo cremoso é ácido. Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância.

Em geral, o cream cheese também pode ser mais saudável, tendo em vista o menor valor calórico, menor teor de sódio, além do pequeno número de moléculas de gordura saturada em sua fórmula. Assim, é recomendado para quem não quer ganhar peso e para quem deseja cuidar da pressão arterial.

O cream cheese contém mais gordura, por outro lado, o requeijão contém menos gordura. O creme de queijo é usado na cobertura, por outro lado o queijo cremoso é usado em como manteiga para pão, biscoitos, etc. O cream cheese tem um sabor ligeiramente doce, mas o requeijão é salgado.

o catupiry também é 100% brasileiro e pode ser considerado um “requeijão cremoso”, por ser mais pastoso que o requeijão tradicional. Por conter mais gordura, ele também é mais consistente e garante um sabor marcante aos pratos.

Cream cheese (em Portugal: queijo creme ou queijo para barrar) é um queijo fresco cremoso, cujos principais ingredientes são leite e creme de leite.

Você também pode bater apenas a ricota no processador para substituir. Se quiser uma cremosidade maior, adicione uma colher de gordura, como requeijão ou manteiga de coco. Se for usar apenas ricota, indico que adicione algumas gotas de limão para imitar a acidez do cream cheese.

Cream Cheese Danubio 1kg
R$ 37,50 un.

Cream cheese
Em 30 g temos de 0,6 g a 0,8 g de lactose.