Como saber se o requeijão e verdadeiro?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Portanto, um autêntico requeijão deve conter leite, fermento lácteo e creme de leite. E só. Sem adição de amidos ou outros espessantes. Por isso, na hora de realizar uma compra, devemos sempre ficar atentos na leitura dos rótulos e escolher os produtos que tenham menos aditivos.

Adição é permita, mas precisa ser informada no rótulo do produto. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou adição de amido em requeijão sem que essa informação conste do rótulo do produto, o que caracteriza fraude econômica.

1 – Crioulo: o campeão entre as marcas testadas. Os jurados consideraram o requeijão com textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10. 2 – Aviação: foi o segundo colocado no ranking.

Na hora da compra, prefira os produtos sem amido, pois a substância indica que o requeijão tem pior qualidade nutricional —isso vale também para outros produtos lácteos.

CRIOULO (R$ 15,99, o pote de vidro com 220g) O campeão do nosso teste apresentou, na avaliação dos jurados, textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10.

A versão tradicional da Itambé também não tem adição de amido. Além do tradicional, você encontra as versões zero lactose, light e ervas finas.

Santa Maria Laticínios - Requeijão Cremoso com amido de milho e gordura vegetal.

Segundo o ranking, os três melhores requeijões do mercado hoje são os das marcas Crioulo, Aviação e Poços de Caldas.

O requeijão moreno produzido por Everson Pereira, também conhecido pelo apelido de Toko, em Porteirinha, no Norte de Minas, está entre os queijos mais saborosos do mundo.

Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância. Por outro lado, quem ganha a disputa do, bom para os ossos, é o requeijão, que contém doses maiores desse mineral.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

O requeijão é feito a partir do coalho, e muitas vezes, traz creme de leite, água e sal na sua composição. Já o cream cheese, muito comum nos Estados Unidos, é feito a partir da coagulação do leite, utilizando-se o micorganismo Streptococcus Thermophilus.

Leite desnatado, creme de leite, manteiga, cloreto de sódio(sal), fermento lácteo, estabilizantes difosfato dissódico, polifosfato de sódio e fosfato trissódico e conservadores ácido sórbico e nisina.

CRIOULO (R$ 15,99, o pote de vidro com 220g) O campeão do nosso teste apresentou, na avaliação dos jurados, textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10.

Entende-se como similares ao requeijão os produtos a ele semelhantes, isto é, de consistência pastosa, apresentados comumente em recipientes de vidro ou plástico, como por exemplo: cream cheese, pastas com temperos, creme de ricota, entre outros.