Qual a melhor manteiga para a saúde?

Perguntado por: lpacheco4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas.

Uma boa manteiga deve ser cremosa, delicada e com sabor de leite. Ranço e acidez em excesso são sinais de manteiga velha ou matéria-prima de má qualidade. A textura precisa ser ser untuosa — manteiga boa não esfarela. Douradinha, de sabor suave, levemente ácida e com final frutado e retrogosto amendoado.

35 Melhor Manteigas em 2022 [Escolhas de Especialistas]

  • Manteiga de Coco Copra 200g. Copra. 9.8. ...
  • Ghee, Benni Alimentos Saudaveis, 500 G, médio. Benni Alimentos Saudaveis. 9.7. ...
  • Vegan Manteiga 180G Grings. Grings. 9.4. ...
  • MANTEIGA DE COCO C/SAL 200g. Qualicoco. 8.6. ...
  • Manteiga de Gergelim Tahine Levedura Eat Clean – 180g. Eat Clean. 8.6.

A manteiga Ghee é conhecida por muitos como “manteiga saudável”, e realmente tem mais benefícios que as demais, pois trata de uma opção mais pura. Ela é uma gordura muito apropriada para cozinhar. Você pode fazer o ghee em casa, ou comprá-lo pronto em casas de produtos naturais especializadas.

Então, vale consuir os dois de forma mais equilibrada. Contudo, o requeijão apresenta muito mais conservantes e ingredientes produzidos artificialmente, o que torna a manteiga mais vantajosa nesse sentido — apesar de ser mais calórica.

Ao pé da letra, a manteiga extra é a mais pura, já que pela legislação não pode trazer nenhum tipo de corante. A de primeira qualidade pode ter corante, mas isso não quer dizer que todas vão ter. A Itambé de primeira qualidade, por exemplo, não possui corante.

Pela legislação brasileira, a manteiga só pode ser considerada extra quando possuir teor de gordura acima de 82% e acidez de até 3%. O teor de sal varia de 0% (sem sal) a 2% (com sal). A sem sal é muito usada no preparo de receitas, inclusive bolos e tortas.

Para quem procura uma manteiga saudável e saborosa para substituir a tradicional, a manteiga de coco Copra é perfeita. Ela possui as características da manteiga comum, incluindo a cremosidade e o sabor. Contudo, é livre de gordura trans, lactose, glúten e ingredientes de origem animal. Assim, é 100% vegana!

Manteiga vegetal: para uma dieta balanceada
Isso porque esse tipo de alimento, por conta de sua origem de ingredientes como óleo de coco, castanha, cupuaçu ou cacau. É mais natural, possuindo menos gorduras ruins. É uma opção bastante saudável, indicada também para quem segue dietas.

Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.

Segundo especialistas, a versão “light” da margarina, em geral, é mais saudável, desde que tenha no máximo dois gramas de gordura saturada por colher de chá e não tenha gordura trans. Outra dica é optar pelas margarinas na versão sem sal.

Prefira margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.