Como é feita a retirada do amido de milho?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A extração do amido de milho é realizado em sua grande maioria, pelo processo de moagem via úmida, cuja finalidade é o aumento de eficiência na separação das partes que compõe o grão de milho: gérmen, endosperma e pe- ricarpo. O amido é extraído a par- tir do endosperma (Figura 1).

A cavitação é o princípio da utilização do ultrassom como alternativa em diversos processos, como na extração de amido, substituindo, por exemplo, substâncias alcalinas ou até mesmo em processos de modificações de amido (ZUO et al., 2009.

Amido de milho é um ingrediente popular usado para engrossar sopas, molhos, sobremesas e em várias outras receitas. O pó branco não contém glúten e é um carboidrato extraído do endosperma do milho. Sua função é dar liga aos preparos, manter recheios unidos e ajudar na consistência dos pratos.

"¿ A Maizena é a marca número um de amido de milho, reconhecida pela sua icônica caixa amarela que há 140 anos faz parte da família brasileira ¿ O amido de milho é incrivelmente versátil na hora do preparo de vários pratos, seja no bolo fofinho e na batata frita crocante ¿ Maizena Tradicional é ideal para realçar a ...

A recristalização ou retrogradação ocorre quando, após uma solubilização durante o processo de gelatinização, as cadeias de amilose, mais rapidamente que as de amilopectina, agregam-se formando duplas hélices cristalinas estabilizadas por pontes de hidrogênio.

Esta heteroge- neidade dos grânulos em uma única fonte de amido pode comprometer as modificações físico-químicas, morfológicas, térmicas e reológicas dos amidos.

O amido é armazenado em diferentes órgãos vegetais, sendo encontrado, por exemplo, na forma de grãos das sementes (cereais), tais como milho, aveia, arroz, trigo, cevada e centeio; além de também estar presente nas raízes das plantas, como na batata e na mandioca.

Maizena e seu segredo
Alguns anos depois, o americano Wright Duryea também apostou no potencial do amido de milho para o universo culinário e foi o responsável pelo registro da marca Maizena®. O nome da marca surgiu como referência direta à origem do produto: palavra maíz, que significa “milho” em espanhol.

O amido de milho é um hidrato de carbono extraído dos grãos de milho. É isento de glúten e não tem sabor nem cheiro. Apresenta-se como um pó fino, suave de cor branca.

Pode comer mingau de maizena todos os dias? Não é indicado. Consumir grandes quantidades de mingau de maizena regularmente pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e está associado a efeitos adversos na saúde do coração.

Poucas pessoas sabem, mas o polvilho é derivado de um ingrediente muito brasileiro: a mandioca. Por esse motivo, também é conhecido como fécula de mandioca. Outra curiosidade é que existem duas versões desse alimento: o polvilho doce e o polvilho azedo.