Qual a farinha que não tem glúten?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de amêndoa, farinha de amaranto, farinha de castanha-do-Pará e farinha de gergelim. Farinha de trigo sarraceno, farinha de grão-de-bico, farinha de arroz integral, farinha de sorgo, farinha de milho, farinha de aveia Mãe Terra e farinha de soja.

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada, aveia e seus derivados. Em dietas com restrição ao glúten, como no caso de portadores da doença celíaca, a farinha de arroz é uma excelente opção para substituição, pois é rica em fibras e menos calórica que a farinha de amêndoas.

Para que a farinha de aveia seja realmente sem glúten você precisa comprar a aveia embalada e na embalagem deve estar escrito “não contém glúten“.

UTILIDADE: Preparo de pratos salgados ou doces tais como cuscuz, bolos, polenta, biscoitinhos, bolinhos, mingau, etc. INGREDIENTES: Flocos de milho. Alertamos que: O flocão de milho é livre de glúten, porém é passível de cruzamento com alimentos com glúten, durante o processo, colheita e o transporte.

MAIZENA® é um amido de milho que pode ser utilizado em diversas receitas e não contém glúten. Pode ser usado como espessante, por exemplo, no preparo de mingaus, cremes, molhos e sobremesas, para dar leveza em bolos e deixá-los mais fofinhos, e também para dar crocância em biscoitos.

Veja algumas opções para substituir a farinha
Farinha de grão de bico, farinha de aveia, farinha de linhaça, farinha de chia, farinha de trigo sarraceno, polvilho doce, araruta, psyllium. Fécula de batata, polvilho azedo, amido de milho.

Marcas

  • Aminna (4)
  • Beladri (2)
  • Belive (4)
  • Casa Rigani (1)
  • Grani Amici (8)
  • Jasmine (4)
  • Natural Life (8)
  • Schar (13)

Farinha de sorgo
Prepare bolos, pães, biscoitos e panquecas com ela.

A farinha de mandioca pode trazer inúmeros benefícios para saúde quando consumida com moderação. Ela é rica em carboidratos de médio índice glicêmico, nutriente responsável pelo fornecimento de energia, além de ser isenta de glúten. Uma opção de consumo para celíacos e adeptos a dieta isenta dessa proteína.

No entanto, a principal vantagem da tapioca, ou da fécula de mandioca, é que ela não contém glúten, assim os intolerantes podem consumir esse carboidrato como opção ao invés dos pães.

O polvilho azedo não contém gorduras e é livre de glúten, por isso, pode ser utilizado no dia a dia de pessoas com doença celíaca, ou que pretendem diminuir o consumo dessa proteína.

Leite, iogurte, queijo, manteiga, requeijão… todos os produtos lácteos podem fazer parte da dieta de um celíaco. Só lembre de optar pelas opções mais saudáveis, como zero, light e diet. Além de saudáveis e nutritivas, as oleaginosas são uma boa opção de lanche para quem não pode consumir o glúten.

Alimentos e farinhas sem glúten
Féculas e farinhas sem glúten: amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho, farinha de arroz, de trigo de sarraceno, de amêndoa, de castanhas, de chia, de quinoa e de grão-de-bico.

4 – Pipoca contém glúten? MITO! A pipoca não tem glúten, uma vez que sua base é o milho, que por sua natureza não contém essa proteína (glúten).

CUSCUZ TIPO MARROQUINO: SEM GLÚTEN, SEM LEITE, SEM OVOS, SEM SOJA, COM OPÇÃO VEGANA. Cuscuz Marroquino é um prato que sempre apreciei e que já me contaminei logo no início do diagnóstico por achar que não continha glúten.

Naturalmente frutas, verduras, arroz, milho, batata, mandioca (aipim), carnes e peixes, açúcar, chocolate, gelatina, sal, óleos e gorduras em geral não possuem glúten.