Como posso usar alho?

Perguntado por: rvasques8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também se pode preparar chá de alho ou água de alho, que, quando consumidos frequentemente ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Como usar o alho nas receitas
O uso do alho nas receitas pode variar de acordo com a preparação e até com seu paladar. Quem gosta de sentir um sabor mais intenso no prato, deve usar o alimento bem picadinho. O alho socado ou espremido fica mais suave e com presença menos acentuada.

Benefícios do alho: cru x cozido
É considerado um verdadeiro remédio natural. Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo.

Melhora o funcionamento dos rins e, portanto, ajuda a combater a retenção de líquidos. Melhora os problemas de circulação.

Quem prefere guardar o alho do jeito que ele vem do mercado, não tem muito segredo: não precisa ser na geladeira, basta um ambiente arejado e longe da luz. Se você mantiver a casca, ele pode durar meses — além disso, se nascerem brotos nele, basta arrancá-los e picar a parte restante.

#Dica 02 – Como armazenar alho? Para o alho durar mais tempo, o ideal é que retire a casca somente quando for usar. Além disso, guarde-o em local arejado e longe do sol, em recipientes abertos para que não mofem e não germinem. Alhos com brotos podem ser usados, basta tirar a parte com o broto e consumir o restante.

Alho: é fonte de vitamina C e um ótimo antioxidante. No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Não há evidências que o Alho influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.

Se quiser comê-lo cru, em seu estado natural, pode evitar seu sabor e seu cheiro tomando um pouco de suco de limão ou mastigando uma folha de menta. Dessa maneira poderá aproveitar ao máximo seus benefícios sem terminar com mau hálito ou com aquele sabor desagradável na boca.

O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos. Por isso, muitas pessoas têm incluído essa planta bulbosa na dieta, junto com outras comidas que também fazem bem para a saúde.

Helicobacter pylory

O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater a bactéria Helicobacter pylory, a maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e duodenais. Foi observado recentemente que 2g/L de extrato de alho inibe completamente o crescimento da H. pylori.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.

Para obter os efeitos medicinais positivos do alho, deve-se comer entre 1 e 2 dentes por dia. O excesso para atrapalhar o funcionamento do sistema cardiovascular e digestivo. Também é bom evitar injerir se você tiver problemas estomacais.

Você já deve ter ouvido falar que comer um dente de alho antes de dormir faz bem. O alimento realmente traz muitos benefícios para a saúde. Diversos componentes presentes no alho ajudam, sobretudo, no fortalecimento da imunidade e também protegem a saúde do coração e melhoram doenças inflamatórias.