O que é melhor para temperar carne?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos-curinga quando o assunto é carne. No entanto, dá para ir além. Existem vários outros temperos que combinam com carnes bovinas, suínas, de frango ou carneiro. São temperos que acentuam seu sabor.

A melhor forma de temperar a comida é utilizar uma pequena quantidade de óleo vegetal e temperos naturais. Alho, cebola, salsinha, coentro, cebolinha, louro, manjericão e açafrão da terra são alguns exemplos de temperos que podem ser inclusos na rotina alimentar da família, desde a introdução alimentar.

A dica é ir rodando a carne enquando ela cozinha”, diz. O segredo do sabor da carne de gado é temperá-la. O chef costuma usar sal grosso, pimenta-do-reino branca, alho e cebola. Nos ensopados, o tempero deve ser colocado um pouco antes de prepará-lo.

Para isso, você pode espalhar sal grosso em todas as partes da carne e deixar descansar por 10 minutos antes de levar para a churrasqueira. Depois, embrulhe em um papel alumínio e, se for de sua preferência, acrescente outros temperos como ervas finas, alho, pimenta, entre outros.

Quais são os temperos mais usados no Brasil? Os temperos mais usados na cozinha são: cúrcuma, cravo, orégano, pimenta-do-reino, alho, noz-moscada, manjericão, alecrim, louro e páprica.

Gente, o chimichurri é uma mistura de temperos como o orégano, folhas de louro, salsinha, alho triturado, azeite, limão, manjericão, vinagre, páprica e pimenta calabresa! Ele é ideal pra colocar em cima de assados e churrascos, antes e depois de prontos, viu? Assim, a comida fica muito mais saborosa!

O tempero chimichurri serve para dar sabor e aroma para diversos pratos e alimentos, como o churrasco, legumes, filés de frango e de carne, porco, peixes e frutos do mar, ovo mexido, molho de salada, pão, batatas e muito mais.

Nomes de temperos mais usados no Brasil

  • Orégano,
  • Pimenta do reino,
  • Alho,
  • Noz-moscada,
  • Alecrim,
  • Louro,
  • Páprica,
  • Cúrcuma.

Ingredientes: Cebola desidratada, salsa desidratada, alho desidratado, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, corante natural de urucum, cominho, manjericão desidratado, sal, aroma artificial de galinha, óleo de soja, açúcar e realçador de sabor glutamato monossódico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Dicas de como dar mais sabor aos alimentos

  1. Utilizar temperos para dar mais sabor. Adapte os temperos a cada alimento do seu prato e respeite as fases em que os mesmos devem ser aplicados. ...
  2. Construa camadas de sabores. ...
  3. Utilize diferentes tipos de caldos. ...
  4. Experimente diferentes temperos frescos.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Temperos encorpam e adicionam sabor aos pratos caseiros. Os mais úteis para manter na despensa são pimenta-do-reino, coentro moído, cominho, pimenta-caiena, canela, páprica, noz-moscada, cúrcuma e sementes de cardamomo.

Onde usar a páprica picante? Esse tipo de páprica confere cor e picância a todos os tipos de carne. É muito usada, ainda, em molhos feitos com maionese, tortas, batatas, arroz e ovos, por exemplo.

Qual o melhor amaciante de carne? A melhor opção é o amaciante natural que, por causa do alto nível de enzima das frutas, nutre a carne de maneira integral, deixando a peça mais suculenta e macia.

Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.

Aposte no vinagre
Inclusive, você já pode preparar a marinada com outros temperos de sua preferência, como azeite, alho, cebola e ervas finas. Dessa maneira, a carne, além de macia, também ficará ainda mais saborosa!