Como higienizar couve kale?

Perguntado por: ividal4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Durabilidade média de 5 a 7 dias. Uma vez que não usamos insecticidas químicos na nossa produção, poderás encontrar vários insectos na embalagem. Caso isso aconteça, poderás mergulhar as folhas em água gelada durante 15 minutos com 2% de vinagre de vinho branco para as higienizar.

Lave bem a couve para retirar terra, bichinhos e possíveis bactérias. Para higienizar, passe cada uma das folhas de couve em água corrente e, em seguida, transfira-as para uma tigela e deixe-as imersas em água com o sanitizante de sua preferência (siga a diluição da embalagem e deixe pelo tempo indicado).

Passo 1: Higienizar
Comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária é a medida mais eficiente. A higienização de frutas, legumes e hortaliças não requer grandes esforços.

Lavar cuidadosamente em água corrente e potável, unidade por unidade, folha a folha, retirando as sujeiras mais visíveis; Realizar a desinfecção conforme a recomendação do fabricante do produto (explicamos melhor abaixo) e enxaguar em água corrente para remover todos os resíduos.

Por conta do seu sabor neutro, a couve kale pode ser servida crua, refogada, cozida ou assada, fazendo parte de diversos tipos de pratos. Em suma, o uso mais conhecido é a salada de couve kale.

- Frutas, legumes e verduras podem ficar de molho na solução de água potável e água sanitária por cerca de 15 minutos. No caso das folhosas, este tempo pode ser reduzido para 10 minutos. Após a imersão, enxaguar bem o alimento em água filtrada.

O truque mais popular para eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras é a mistura de bicarbonato de sódio com água, na qual os alimentos ficam imersos por alguns minutos. Em seguida, é preciso lavar novamente em água corrente antes do consumo.

Após ter retirado todos os fragmentos de terra e sujeira, dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Em seguida, jogue fora essa solução e lave novamente os alimentos em água corrente.

Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos. Deixe-os submersos por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxágue em água corrente.

Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho por aproximadamente 20 minutos. Retire e enxágue-os.

Na dúvida, o melhor agente sanitizante seria o vinagre de álcool, de acordo com a especialista em microbiologia pela PUCPR, Tânia Regina de Oliveira Rosa.

Para higienizar as verduras com eficácia, inclusive a couve-flor, deixe-as mergulhadas em água com um pouco de sal e vinagre durante dez minutos, antes de lavar.

Faz mal comer couve amarela? Calma que nem tudo está perdido caso a couve esteja amarela! A verdade é que ela ainda pode ser consumida, mas não terá tanto sabor e nutrientes como é comum quando ela está verde e saudável. Contanto que ela não apresente pequenos pontos pretos, ela ainda pode ser utilizada.

Verduras, como alface, couve, rúcula, agrião, acelga e mostarda, devem ser lavadas individualmente. Quanto às folhagens mais delicadas, o uso da escova não é recomendado (o mesmo vale para frutas frágeis, como uva e morango).