Como torrar quinoa?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

- Torrar a quinoa em uma frigideira com um pouco de óleo em fogo baixo por alguns minutos antes de adicionar à água dá à quinoa um sabor ainda mais intenso. Para fazer isso, aqueça um pouco de óleo (1 colher sopa de óleo ou azeite para cada 1 e 1/2 xícara de quinoa) em fogo médio-baixo e adicione a quinoa.

Qual a melhor forma de consumir? Para colocar no cereal, servir com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal.

Tempere com sal a gosto. Ela também pode ser consumida em flocos ou em farinha, ou seja, é um alimento que você pode comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Vale usar em sopas, saladas, mingaus, panquecas, com frutas… são muitas possibilidades.

Deixar a quinoa de molho é importante porque o alimento é composto por fitatos, substâncias conhecidas como antinutrientes, que podem dificultar a absorção de vitaminas e minerais que ingerimos nas refeições. É a mesma lógica que seguimos para o feijão.

Como hidratar quinoa? Passo é necessário para evitar sabor amargo. Se você optar por consumir a quinoa em grãos, precisará planejar dois passos antes do cozimento: a lavagem e o molho. Não tem segredo quando o assunto é como hidratar quinoa.

Quando não deixamos a quinoa de molho e não lavamos bem, percebemos um amargo no sabor, com a lavagem o sabor do grão fica suave, como deve ser!

R$ 31,90 / Kg
Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, a quinua (quinoa) é rica em proteína, ferro e ômega 3 e 6.

A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo. Embora não exista na literatura nenhuma recomendação da quantidade do consumo diário, a orientação é até duas colheres de sopa.

Metade de uma xícara com arroz integral cozido contém 109 calorias. A mesma xícara, com a mesma quantidade de quinoa, contém 111 calorias. Ambos possuem carboidratos, e é deles que as calorias provêm. Uma porção de quinoa possui 20 g de carboidratos, e de arroz integral, 22 g.

Para cozinhar a quinoa, a primeira etapa consiste em lavá-la em água corrente, com o auxílio de uma peneira, para remover uma substância chamada saponina, que cobre o alimento e pode ser tóxica quando ingerida. Depois, basta cozinhar em fogo baixo, mexendo devagar para não quebrar o cereal.

Entretanto, lavar e deixar a quinoa de molho antes de cozinhar pode reduzir o conteúdo de antinutrientes e tornar estes minerais mais biodisponíveis.

A quinoa também pode ser utilizada em sopas e caldos salgados, dando um pouco mais de textura aos líquidos, ao ser batida junto deles em um processador ou liquidificador. Opções práticas de consumo também são as barras de cereais e granolas prontas que contenham o grão e como farinha, ao ser triturada.

Para substituir o arroz, a quinoa deve ser consumida em grãos. Cozida, ela tem um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral. A quinoa também pode ser incrementada com legumes como cenoura e abobrinha.

5 dias

A quinoa cozida pode ser armazenada em um pote fechado na geladeira por até 4 a 5 dias e congelada por até 3 meses. Para congelar, divida em porções individuais. É prático usar saquinhos aptos para freezer. Dessa forma, você pode descongelar a quantidade que precisar aos poucos, mantendo a quinoa sempre fresquinha.