É saudável fritar ovo no óleo de coco?

Perguntado por: nteles . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando o óleo de coco é comparado a óleos vegetais menos ricos em ácido graxo saturado, ele aumenta os níveis de colesterol total (tanto o colesterol bom quanto o ruim) – o que é um risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

óleo de coco não oxida em altas temperaturas, assim o. nosso delicioso ovo não perde seus nutrientes e você pode comer sem culpa, pois está em um óleo saudável.

Receita de ovo frito com óleo de côco, 89,35 calorias por porção - Vitat Receitas.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Existem 342 calorias em 1 porção de 2 Ovos Mexidos c/ Óleo de Côco e 1 fatia de Mussarela.

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido! Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos.

Ao invés de utilizar gordura ou leite, você pode optar por utilizar um pouco de água e uma frigideira antiaderente para evitar que o ovo grude. Desta forma, os ovos vão aportar 17 calorias, 3,6 g d proteínas e quase nada de gordura.

Para que serve o Óleo de Coco? É a melhor opção para substituição dos outros óleos vegetais na cozinha, não alterando o paladar original do alimento. Pelo fato de seu ponto de fumaça ser alto, o que torna excelente para fritar ou refogar alimentos, pois esse tipo de preparo aquece o óleo a altas temperaturas.

A nutricionista recomenda não ingerir mais do que duas colheres de óleo de coco ao dia. “O consumo deve ser de umas duas colheres de sopa. Só que essas duas colheres de sopa é para gordura total na dieta da pessoa. Quando digo gordura, me refiro à gordura boa que são as gorduras mono e poli-insaturadas.

Para consumir o ovo todos os dias sem fazer mal para a saúde, é aconselhado preparar esse alimento da forma mais saudável possível, como cozido com água, omelete ou poché, evitando usar gorduras como óleo ou manteiga.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

Use água para fritar
Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga - que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira.

Ambos os óleos são fontes de gordura vegetal, porém diferem no tipo de gordura. O óleo de coco é fonte de gordura saturada, já o azeite é fonte de gordura poli e monoinsaturada, por muitos é considerado um lipídeo de melhor qualidade.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Por muito tempo banido dos cardápios saudáveis, o ovo se provou um alimento nutritivo e grande aliado da dieta. Além de ser barato, ele é versátil. Assim, no desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito.

Extraído da polpa do coco fresco (verdinho), esse óleo é considerado do tipo puro e natural. Seu sabor e aroma suaves de coco é o que comprova sua qualidade. Sua cor deve ser obrigatoriamente transparente quando ele estiver líquido, e branco quando sólido (pastoso).