O que diminui tosse com catarro?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O melhor remédio caseiro é beber muita água. Porque a maior hidratação deixa o muco menos espesso, facilitando sua expulsão. Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente.

Outro método comum de como aliviar a tosse noturna está no gargarejo de água morna com uma pitada de sal, ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, que também ajuda a eliminar germes e afinar a secreção acumulada na garganta. Nesse período, também é importante preferir o consumo de alimentos e bebidas quentes.

Suco de laranja, abacaxi e agrião
O suco de laranja, abacaxi e agrião, é rico em vitaminas C e A, ferro, potássio, e bromelina que possuem ação expectorante, anti-inflamatória e antioxidante, que ajudam a combater a tosse com catarro e a fortalecer o sistema imunológico, acelerando a recuperação de gripes e resfriados.

O Xarope Vick Mel é outro excelente expectorante, que ajuda na eliminação do catarro em tosse produtiva. Com guaifenesina em sua composição, ele fluidifica o catarro, deixando-o mais solto e menos viscoso. Assim, é possível expelir o catarro de maneira mais fácil.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.

Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Causas comuns incluem sinusite, bronquite e resfriados. O tratamento depende da causa subjacente, podendo envolver hidratação, repouso, descongestionantes e, em casos de infecções bacterianas, antibióticos prescritos por um médico.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

O xarope de beterraba com mel tem propriedades anti-inflamatórias para as vias respiratórias sendo uma boa opção de expectorante natural para aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados. Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.

Acetilcisteína 200mg ajuda a eliminar as secreções produzidas pelo pulmão, tornando a respiração mais fácil. É utilizado para tratar distúrbios respiratórios caracterizados por excesso de secreção densa e viscosa como em casos de bronquite aguda, crônica ou tabágica; enfisema pulmonar e outros.

Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

O muco gerado nas vias aéreas superiores (nariz e garganta) pode escorrer pela parte posterior da garganta, entrar na traqueia e chegar até os pulmões. Em casos mais intensos, o muco da gripe pode ser produzido na região dos brônquios, que já são as vias aéreas dentro dos pulmões”, explica.

Eleve o pescoço e a cabeça. Quando dormimos de lado, o muco pode ficar preso na garganta. Por isso, é indicado elevar a cabeça com o uso de um travesseiro. A recomendação de Theresa é um modelo com três camadas de espuma e altura ajustável.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Em muitos casos, a tosse seca acontece somente para expulsar alguma partícula da garganta. Porém, quando ela persiste por mais de 3 semanas e vem associada com outros sintomas, deve-se procurar um médico. Veja abaixo algumas doenças graves que podem ser a causa da tosse.