Qual parte do guaco é utilizada?

Perguntado por: gcardoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Partes usadas: Folhas e flores. Uso popular: É um excelente expectorante, pois fluidifica as secreções brônquicas e relaxa a musculatura lisa das vias aéreas e eliminando desse modo o catarro.

Além de ajudar a eliminar o muco causado por gripes e resfriados, o guaco também auxilia na redução de edemas e de peso, devido à ação anti-inflamatória da planta. A principal forma de consumo do guaco é o chá. A recomendação é tomar uma ou duas xícaras por dia.

As folhas de Guaco são comumente usadas ​​como um extrato, xarope ou infusão para o tratamento de bronquite, asma e tosse, por sua ação broncodilatadora, expectorante e supressora da tosse.

Chá de Guaco: 1 ou 2 folhas frescas de guaco e 1 xícara de água quente. Pique as folhas e coloque-as para infusão na água quente. Aguarde 5 minutos, coe e beba.

O Guaco, um produto fitoterápico derivado da planta Mikania glomerata, oferece uma série de benefícios naturais. Suas propriedades contribuem para o equilíbrio do sistema respiratório, promovendo vias aéreas desobstruídas e uma respiração saudável.

- Fazer um chá fervendo por 3 minutos o guaco, desligar acrescentar o gengibre, abafar por mais 5 minutos e coar. Colocar o chá e o açúcar em panela (esmaltada, refratária ou de inox) e levar ao fogo até derreter o açúcar.

O uso prolongado ou a ingestão de altas doses deste produto, podem causar aumento da pressão arterial, taquicardia, vômitos, diarreia e acidentes hemorrágicos. Em raros casos, pessoas hipersensíveis aos componentes do guaco podem apresentar um agravamento na dificuldade para respirar e tossir.

Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não utilizar este medicamento durante terapias com antiinflamatórios não esteroides e/ou anticoagulantes, pois as cumarinas podem interferir na coagulação sanguínea.

Coloque as folhas de guaco em um copo que não seja de vidro (preferencialmente) e com o auxilio de um socador, esmague bem as folhas. Leve uma panela ao fogo médio e derreta o açúcar mascavo. Acrescente as folhas de guaco esmagadas e as fatias de limão. Ferva por 15 minutos.

Índios brasileiros utilizam o Guaco para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida. Da mesma forma, é feito uma infusão de folhas para febre, desconforto estomacal e reumatismo.

- Em um recipiente coloque as folhas picadas de guaco e a água. - Deixe ferver e depois abafe por cerca de 10 minutos até amornar.

A utilização da espécie é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade e alergias, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pacientes com doenças hepáticas e crianças menores de um ano de idade.

Numa panela, ou chaleira, ferver a água. Desligar o fogo, adicionar as folhas de o guaco e de eucalipto à água fervente, tampar e deixar repousar durante 10 minutos, coando antes de beber. Coar e beber de 2 a 3 xícaras desse chá por dia.