Pode comer a planta do alho?

Perguntado por: lvieira5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

O alho é uma planta comestível pertencente ao gênero Allium, muito usado como tempero e para fins medicinais. Ele cresce em muitas partes do mundo e é um ingrediente popular na culinária devido ao seu odor característico e sabor forte.

As folhas do alho são uma delícia, seja para temperar saladas ou sopas. Elas tem as mesmas propriedades medicinais do alho e fazem muito bem à saúde.

O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

A resposta para essa pergunta é muito simples: não. Você não precisa tirar o miolo do alho, ele não faz nenhum mal à saúde; inclusive, ele apresenta diversos benefícios para a saúde, já que ele concentra a maior parte dos nutrientes presentes no alho.

- Quanto à cebola e ao alho, esses são bulbos: estruturas subterrâneas formadas por folhas modificadas, chamadas catafilos, e caule. A região central é composta pelo caule, e o que a circunda são as folhas modificadas, aqui protegendo as gemas e acumulando substâncias nutritivas.

Corte as folhas do alho quando elas começarem a amarelar. Você pode usar as folhas do alho na cozinha, mas elas também podem ser deixadas na planta para ajudar a protegê-la do sol e da chuva.

O alho pertencente à família Alliaceae, é uma planta herbácea, com folhas lanceoladas (alongadas), estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, dependendo da cultivar. As bainhas das folhas formam um pseudocaule curto, em cuja parte inferior origina-se o bulbo (Figura 1A).

Para obter os benefícios, deve-se criar um inseticida com as cascas de alho e da cebola por meio de infusão. Após ferver a mistura em água, basta colocar em um borrifador e esperar resfriar antes de aplicar nas plantas, pois assim você evita qualquer dano pela temperatura do líquido.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Para o sistema imunológico
O chá de alho também possui propriedades expectorantes, que podem auxiliar no tratamento de casos como o acúmulo de muco. Além disso, o chá ajuda a tratar outras infecções, já que possui efeito antifúngico e antibacteriano.