Pode podar o pé de morango?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Podar morangueiros é importante para criar condições que viabilizem a absorção da luz do sol e reduzam o desperdício de energia. Ao seguir as práticas básicas de poda e aprender a aparar suas plantas, elas poderão crescer e desenvolver um monte de morangos deliciosos para você aproveitar.

Quando é o momento certo para podar seus morangos
Em geral, a poda deve ser realizada no final do inverno ou início da primavera, antes do início da floração. É importante observar a planta e realizar a poda apenas quando necessário, evitando cortes desnecessários.

Deve-se cortar todas as folhas, deixando-se apenas as brotações novas e cuidando-se para não danicar as coroas que permanecerão nas plantas. Nas cultivares que apresentam excessivo número de coroas, pode-se retirar as coroas mais velhas, mantendo-se aproximadamente cinco coroas por planta.

As regas devem ser frequentes, diariamente ou a cada dois dias, deixando a terra úmida, sem encharcar. A partir do momento em que sua planta atingir cerca de 15 centímetros, você já pode passar para o próximo passo!

Localize galhos e folhas que estejam amareladas, marrom, ressecadas ou murchas. Faça a podar das plantas um pouco antes da área afetada segurando a tesoura num ângulo de 45º; esse é o ideal pois assim será conservada a maior quantidade possível de tecido saudável.

1 – Remova as flores que aparecerem no primeiro ano. Arranque ou corte as flores para pular a primeira colheita e assim ter morangos mais fortes na segunda colheita. Se a planta for neutra ou de produção contínua, remova as flores até o final de dezembro para ter uma colheita no outono.

Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estiverem bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas.

Estabeleça uma boa rotina de rega
Por isso, tenha um cuidado extra no momento da rega, não molhando os frutos que estão brotando, mas sempre deixando a terra úmida, colocando mais água quando o solo estiver seco ou um pouco farelento.

É importante que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada”, diz ela. Tão importantes quanto a rega, o tipo de solo e a luz, no caso do cultivo de morangos em casa, é o cuidado para evitar molhar as folhas, além de garantir que os frutos não encostem na terra, de acordo com ambos os paisagistas.

Lua Minguante
Por essa característica, é uma ótima fase para o plantio de bulbos, a realização de podas e a adubação, pois as plantas têm maior facilidade de absorver os nutrientes.

Cuidados
Morangos tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado, apreciando temperaturas entre 13ºC e 26 ºC. Por isso o ideal é que sejam cultivados a pleno sol. Eles são frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, e assim como as suas flores não suportam geada, granizo e chuvas fortes.

Após a colheita de setembro, corte os emaranhados de plantas com um motocultivador. Se, após a colheita, os seus morangos estiverem forrados em emaranhados de folhas de 60 cm, use um motocultivador para diminuí-las até que fiquem com 20 cm. Remova as plantas mais velhas e preserve as mais novas.

Para evitar que os morangos possam apodrecer, recomenda-se regar as plantas de manhã durante a época da colheita, pois assim os morangos podem secar até ao fim do dia.

Por exemplo: árvores ornamentais, árvores de fruto, trepadeiras, herbáceas e arbustos de floração primaveril que floresçam no ramo do ano. O que não se deve podar? Tudo o que está em flor. Estas são plantas que se podam após a floração (final da primavera), pois necessitam que haja indução floral durante o inverno.