Como estimular a floração do morango?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O morango é um pseudofruto típico de regiões com climas temperado e subtropical. Para estimular a floração e frutificação dos morangueiros orgânicos, as temperaturas devem se manter entre 13°C e 26°C. A planta requer luz direta do sol e não tolera ventos nem chuvas fortes ou geadas.

O florescimento das cultivares de dia curto normalmente é induzido por temperaturas noturnas entre 8 e 15º e fotoperíodo menor que 14 horas. Se expostas a mais de 14 horas de luz e a altas temperaturas, diminuem drasticamente a produção de frutos, entrando na fase vegetativa, inibindo a floração e produzindo estolão.

Os períodos de floração e colheita do morango ocorrem durante o ano todo. As variedades mais comuns nos mercados e hortifrutis brasileiros são Albion, Aromas, Camarosa, Camino Real, Cristal, Diamante, Festival, Monterrey, Oso Grande, Alomar, Portola, San Andreas e Ventana (Klein et al. 2020).

O morangueiro é muito sensível a variações climáticas, não suportando geadas, granizos e chuvas intensas. Além disso, temperaturas acima de 30°C irão inibir sua floração, inviabilizando a produção de morango, o que ocasiona atraso e redução de todo o cultivo.

Adubação de plantio para morango
Além disso, a aplicação de adubos de liberação controlada, ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, irá garantir uma base sólida para o crescimento das mudas.

BORO : Fundamental no cultivo de morango.
Várias pesquisas comprovaram a influência do BORO, no “pegamento” de frutos, maior número de frutos por planta, maior tamanho e peso dos frutos e consequentemente maior produção, devido principalmente pela melhor formação dos pólens e melhor polinização.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

No Brasil, além da abelha “africanizada”, diversas abelhas nativas são polinizadoras do morangueiro. Nas lavouras, é comum encontrar abelhas do gênero Dialictus (família Halictidae) e diversas espécies de abelhas sem ferrão: irapuá ou arapuá, jataí-da-terra, jataí, mirim e mombuca.

A verdade é que o morangueiro em si gosta de água todos os dias, porém, o morango não. Por isso, tenha um cuidado extra no momento da rega, não molhando os frutos que estão brotando, mas sempre deixando a terra úmida, colocando mais água quando o solo estiver seco ou um pouco farelento.

Com a introdução de cultivares de verão, a colheita de morango se torna possível durante todo o ano, porém, a oferta é maior de julho a outubro, quando se concentra a safra do produto.

Apesar de ser uma planta de climas amenos, o morango necessita ao menos 4h de sol direto diariamente. Para que sua verdinha cresça ainda mais saudável, escolha o sol da manhã ou do fim da tarde. Nesses horários, a intensidade dos raios é um pouco menor e mais confortável para a planta.

Adubo ideal para o morango
Os nutrientes que não podem faltar na adubação do pé de morango são: potássio, nitrogênio e cálcio. É possível consegui-los a partir de casca de ovo, casca de frutas e de verduras. Outra fonte muito eficaz de adubar o morangueiro é usando o húmus de minhoca de boa qualidade.