Quanto tempo dura uma muda de pitaya?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

6 anos

a muda de pitaya geralmente ela leva de 6 anos até no máximo estendendo dois anos.

Cuidados com o solo. A pitaya é uma planta perene (que dura muitos anos) com expectativa de produção ao longo de 15 anos.

O produtor explica que o pé de pitaya começa a produzir no prazo de 2 a 3 anos, dependendo do tipo de muda usada, neste caso com a chamada “muda infantil”. Se a muda for adulta, já mais desenvolvida, a produção ocorre em 1 ano e meio, aproximadamente.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

O cultivo de pitaya pode ser feito de duas maneiras: por sementes ou por estacas. A germinação por sementes ocorre de 8 a 12 dias após o plantio. Depois do surgimento das mudas, diminua as regas para evitar o apodrecimento da planta.

Rega. Por se tratar de um cacto, essa é uma planta sensível ao excesso de água. Nos meses mais quentes, o ideal é molhar a terra quando ela aparenta estar seca. Já no outono e no inverno, a quantidade de água pode ser reduzida, já que as folhas retêm água.

Em geral, as plantas de pitaia requerem de 800 a até 2.500 mm de água anualmente (seja de irrigação ou chuvas). Se chover muito, talvez não precisemos de água. Isso é durante a estação chuvosa.

provavelmente. a sua planta Deva ser uma variedade estéril para não especificou aqui qual que é tá. Então essa é a primeira razão para sua pitaya não está gerando fruto o segundo é se.

O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, desde que as condições ambientais sejam ideais para o pé de pitaya.

Adubação na produção de pitaya
A adubação de cobertura deve ser feita com um adubo com baixo teor de fósforo. Recomenda-se a aplicação de 300 g de um formulado 20-5-20 na formulação NPK. Essa aplicação é feita a lanço na superfície em volta da cultura de forma homogênea por três vezes antes da colheita.

Local ideal para o cultivo
Dê preferência para cultivar a pitaya sempre em ambientes externos. No entanto, caso você não tenha esse tipo de espaço disponível em casa, escolha um local arejado e bastante iluminado, com incidência direta do sol.

Estaca de 1,5m ou 1,3m de altura e boa qualidade, que tenha durabilidade. Terra de boa qualidade.

Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.

Sendo um pé de pitaya pensado no futuro, será preciso levar em consideração o tamanho que a planta vai ocupar ao chegar na sua fase adulta, isso porque um pé de pitaya plantado no chão pode atingir mais ou menos seis metros de altura.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

Versátil, a pitaya pode ser cultivada em locais com temperaturas que variam entre 4°C e 38° C. No entanto, Bruna recomenda que a planta não receba luz solar por muitas horas, quando for cultivada em regiões mais quentes. Isso impede que excesso de calor queime o caule e impeça o crescimento saudável do fruto.