Qual é a praga que ataca a pitaya?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

No caso da pitaya, as que mais atacam o pomar são as chamadas formigas quenquém. Elas são um pouco menores que a saúva, têm quatro pares de espinhos nas costas e barriga enrugada.

Por se tratar de uma planta que faz parte do grupo dos cactos, a pitaya precisa de muito tempo de exposição solar, entre seis e oito horas por dia. Porém, evite posicioná-la em locais que recebam sol direto nos horários mais quentes do dia, porque a planta pode ficar queimada.

A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.

O pé de pitaya está suscetível a doenças provocadas por bactérias, fungos, vírus e nematoides, que podem ser evitadas com a manutenção da área limpa e arejada, o uso de calda bordalesa e o plantio consorciado com abacaxi, maracujá, cereais, leguminosas e hortaliças.

Passo 1 – Antes: A poda deve ocorrer após a última colheita em maio – junho. Passo 2 – Limpeza do caule principal: Os galhos que crescem acima do caule principal devem ser removidos.

Recomenda-se a aplicação de 300 g de um formulado 20-5-20 na formulação NPK. Essa aplicação é feita a lanço na superfície em volta da cultura de forma homogênea por três vezes antes da colheita. A primeira adubação é feita em junho, a segunda em setembro e a terceira em dezembro.

É importante manter uma irrigação moderada diariamente. O cultivo de pitaya pode ser feito de duas maneiras: por sementes ou por estacas. A germinação por sementes ocorre de 8 a 12 dias após o plantio. Depois do surgimento das mudas, diminua as regas para evitar o apodrecimento da planta.

A abelha Apis mellifera pode ser considerada potencial polinizadora da pitaia em regiões de clima subtropical.

A floração ocorre entre os meses de outubro a abril, com picos de florescimento entre dezembro e fevereiro. Quando abertas, as flores exalam um perfume para atrair agentes polinizadores como abelhas, mamangavas, mariposas e morcegos.

As regas devem ser espaçadas, pois o excesso de água pode apodrecer a planta. Só deve ser regada quando o solo estiver seco na superfície.

A calda bordalesa pode ser utilizada não só em hortas, mas também em pomares, graças à sua eficácia no controle de uma série de doenças. Entre as principais doenças combatidas pelo fungicida, temos a ferrugem, cercosporiose, manchas foliares e outras, sem contar a sua atuação contra insetos, como cochonilhas e pulgões.