Como ter morangos bonitos?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Morangos tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado, apreciando temperaturas entre 13ºC e 26 ºC. Por isso o ideal é que sejam cultivados a pleno sol. Eles são frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, e assim como as suas flores não suportam geada, granizo e chuvas fortes.

Melhor solo para o morango
O solo mais adequado para o plantio é o arenoso-argiloso. Ele deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser fértil, para isso você pode misturar terra vegetal com um composto orgânico. Para manter a nutrição do solo, você pode adubar a terra uma vez por mês.

Apesar de ser uma planta de climas amenos, o morango necessita ao menos 4h de sol direto diariamente. Para que sua verdinha cresça ainda mais saudável, escolha o sol da manhã ou do fim da tarde. Nesses horários, a intensidade dos raios é um pouco menor e mais confortável para a planta.

Ele deve estar bem drenado e rico em matéria orgânica. Para que ele fique mais fértil, você pode misturar terra vegetal com uma pequena quantidade de composto orgânico ou húmus de minhoca. Depois dessa preparação, inclua-a no vaso, enchendo-o até faltar em torno de 2,5 cm para chegar à borda.

O morangueiro pode ser adubado com adubo orgânico tipo esterco (bovinos ou aves).

O morango é um pseudofruto típico de regiões com climas temperado e subtropical. Para estimular a floração e frutificação dos morangueiros orgânicos, as temperaturas devem se manter entre 13°C e 26°C. A planta requer luz direta do sol e não tolera ventos nem chuvas fortes ou geadas.

O florescimento das cultivares de dia curto normalmente é induzido por temperaturas noturnas entre 8 e 15º e fotoperíodo menor que 14 horas.

Depois de descartar os morangos estragados, coloque os frutos saudáveis em uma solução desinfetante composta por água, bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã. Ou coloque os morangos de molho em uma solução pronta, feita de água e desinfetante específico para hortifrutícolas.

É importante que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada”, diz ela. Tão importantes quanto a rega, o tipo de solo e a luz, no caso do cultivo de morangos em casa, é o cuidado para evitar molhar as folhas, além de garantir que os frutos não encostem na terra, de acordo com ambos os paisagistas.

O ingrediente chave para o cultivo de plantas de morango, é claro, é a exposição ao sol. Seja em ambientes internos ou externos, elas precisam de pelo menos seis horas de sol por dia, o que pode ser fornecido pela exposição ao sol ou pelo uso de iluminação artificial.

Com a introdução de cultivares de verão, a colheita de morango se torna possível durante todo o ano, porém, a oferta é maior de julho a outubro, quando se concentra a safra do produto.

A colheita começa aproximadamente aos 60/80 dias após o plantio das mudas, dependendo das condições climáticas, tipo de solo, cultivar, tratos culturais, método de produção de mudas, e pode-se prolongar por quatro a seis meses, em função do fotoperíodo, disponibilidade de água e qualidade fitossanitária.

O morangueiro é da família das rosáceas, considerado uma planta perene com produção o ano todo.

Adubação de plantio para morango
A incorporação de matéria orgânica, como esterco bem decomposto, promove a fertilidade do solo e melhora sua estrutura, favorecendo a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas de morango.