Como fazer substrato para mudas de morango?
No Brasil, o substrato mais utilizado provém de uma combinação da mistura de três subprodutos de descarte do setor agroindustrial: a casca de arroz, a casca de pinus e a cinza da casca de arroz, sendo que esta última nem sempre é utilizada carbonizada, o que seria o recomendado.
Como fazer um bom substrato para morango
É utilizado um substrato composto por casca de arroz carbonizada (entre 60% e 70% da mistura) mesclado com composto orgânico curtido (de 40% a 30% da mistura). Esse substrato, após misturado homogeneamente, pode ser inserido em bolsas plásticas, conhecidas como slabs, ou aplicado em calhas (madeira ou plástico).
Qual o melhor substrato para o morango
O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser bem fértil, e para isso você pode misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca.
Como preparar a terra para plantar muda de morango
Com muda de morango
O primeiro passo é preencher 3/4 do local do plantio com terra adubada com algum substrato orgânico. Depois coloque a muda e despeje mais da terra até cobrir a raiz. Aperte levemente nas laterais da planta, para que ela fique melhor fixada, e depois é só regar diariamente de forma moderada.
O que pode ser usado como substrato
Em um pacote de substrato para plantas, você pode encontrar itens como areia, húmus, terra comum, casca de pinus, pó de fibra de coco, entre muitas outras coisas — tudo vai depender de qual mistura balanceada seu tipo de planta vai precisar para se nutrir e se desenvolver.
Qual o tipo de terra que o morango gosta
O solo ideal para o plantio de morango é bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5.
Qual adubo é bom para o morango
Adubação de plantio para morango
Além disso, a aplicação de adubos de liberação controlada, ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, irá garantir uma base sólida para o crescimento das mudas.
Como preparar a terra para plantar morangos em vasos
Assim, depois de obter sua mudinha, é preciso preparar um solo adequado. Ele deve estar bem drenado e rico em matéria orgânica. Para que ele fique mais fértil, você pode misturar terra vegetal com uma pequena quantidade de composto orgânico ou húmus de minhoca.
Como é feito o substrato para plantas
1 medida de perlita ou areia de construção; 1 medida de folhas secas; ½ medida de húmus de minhoca. Pique muito bem as folhas secas — elas deixarão o substrato mais leve e, conforme forem se decompondo, fornecerão nutrientes para a planta.
Qual é a composição do substrato
Os substratos são constituídos por três fases, que conforme a composição das misturas de materiais têm diferentes proporções: sólida, que retém a umidade e suporta a planta; líquida, que fornece água e nutrientes às raízes; e gasosa, que é responsável pelo suprimento de ar, permitindo as trocas gasosas.
Pode plantar morango no substrato
Selecione substrato orgânico
Com o vaso adequado separado, chegou a hora de selecionar o substrato adequado para plantar morango no vaso. A melhor opção são os compostos orgânicos ricos em nutrientes e drenáveis, para evitar o acúmulo de água.
Qual a melhor época para plantar morangos
Os meses de maio e junho são o período mais adequado para o plantio de morangos, com mudas que podem começar a frutificar em outubro. Pequena, a fruta é uma das opções possíveis de cultivo para o quintal de casa ou até mesmo para uma horta vertical em apartamento, mas demanda vários cuidados e muita atenção.
Como cuidar de muda de morango no vaso
A manutenção do morango não é complicada. Basta manter a terra úmida, sem encharcar, regando uma vez ao dia. As podas também devem ocorrer regularmente, removendo as folhas fracas ou queimadas. Adubar periodicamente sua planta é outro passo importante para que ela cresça bela e saudável!
Qual a diferença entre terra e substrato
Qual a diferença entre terra vegetal, substrato e condicionador de solo? A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.